sábado, 3

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Cobertura vacinal contra poliomielite em Canoinhas não chega a metade da meta

Últimas Notícias

- Ads -

Vacinas seguem disponíveis em postos de saúde

A campanha de vacinação contra poliomielite em Santa Catarina durou três semanas e terminou na sexta-feira, 14. Mesmo com ampla divulgação por órgãos do governo estadual e dos municípios, a cobertura vacinal não cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95% das crianças entre 1 a 4 anos vacinadas. Em Santa Catarina não chegou a 48% do público-alvo.

Conforme informações repassadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) junto aos municípios catarinenses, durante as três semanas de campanha foram aplicadas 150.717 doses da vacina VOP, a vacina de gotinha. Para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no entanto, deveriam ter sido aplicadas 388.270 doses da vacina.

Com relação às doses da vacina inativada (VIP) foram aplicadas 14.125 em crianças menores de 1 ano de idade que estavam com o esquema primário incompleto. A vacina VIP é administrada em um esquema de três doses, sendo a primeira dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses.

Na região do Planalto Norte, assim como nos casos de vacina contra a gripe, Irineópolis deu exemplo, vacinando 99,1% do público-alvo. Bem diferente de Canoinhas, que atingiu apenas 47,6% do mesmo público. Três Barras tem o menor percentual da região: 44%.

A gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, destaca que a vacina contra a poliomielite é uma vacina de rotina e é ofertada gratuitamente durante todo o ano nos postos de vacinação do Estado e que o objetivo da campanha era resgatar crianças não imunizadas ou com a caderneta incompleta, além de reforçar a proteção daquelas já vacinadas, com a vacina de gotinha.

Agora, o Estado de Santa Catarina tem um prazo até o final de 2024 para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.



DISPONIBILIDADE

Apesar do período da campanha de vacinação contra a poliomielite já ter finalizado, devido à baixa adesão registrada no Estado, as vacinas ainda estão disponíveis em posto de saúde dos municípios.

Em Canoinhas, foi realizado no sábado, 8, o Dia D contra a Pólio. Oito unidades de saúde foram abertas, em diferentes pontos do município, das 8h às 16h30, oferecendo a vacina contra a doença, além dos demais imunizantes do calendário nacional.

A vacina segue disponível no município para as crianças que não foram vacinadas durante o período da campanha.





POLIOMIELITE

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete, em geral, os pés e as pernas.