Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Cidades da região usarão plataforma inédita de inteligência de dados

Últimas Notícias

Mafra, Monte Castelo, Três Barras, Irineópolis e Papanduva estão entre Municípios selecionados por programa Cidade Única

- Ads -

Inteligência em dados para transformar o futuro das cidades. Essa é a proposta do Cidade Única, uma plataforma que reúne informações das 5.570 cidades do Brasil e permite o monitoramento online dos principais indicadores econômicos, sociais e demográficos disponíveis no mercado. 

A solução desenvolvida em uma parceria entre o Observatório de Negócios do Sebrae/SC e o Instituto Euvaldo Lodi, por meio do Observatório Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), foi apresentada a 75 municípios catarinenses que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, nesta terça-feira, 16, incluindo Mafra, Monte Castelo, Três Barras, Irineópolis e Papanduva. O diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates, falou sobre inteligência em dados na gestão pública. “A plataforma de dados é fundamental para o planejamento e execução de serviços no âmbito municipal. É uma plataforma de transformação em ‘cidades inteligentes’, mais planejadas, desenvolvidas e sustentáveis”, destacou.

Para a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral, a plataforma Cidade Única aproxima a tecnologia de inteligência em dados do gestor municipal. “A partir do monitoramento de indicadores, a prefeitura tem ao seu alcance um diagnóstico mais preciso e poderá realizar um planejamento muito mais eficiente para o desenvolvimento do município. O resultado se traduz em qualificação da gestão pública, com serviço de maior qualidade e mais transparência para a população”, afirma.

Lançamento foi nesta terça-feira, 16, em evento virtual / Divulgação

A analista de negócios da Gerência de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, explica que neste primeiro momento a plataforma será apresentada aos municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora, que terão acesso exclusivo aos dados do Cidade Única. “Atuamos em 75 municípios catarinenses com o Programa Cidade Empreendedora e sabemos a importância dessas informações para aperfeiçoar a gestão pública. Com o bom uso dessa ferramenta, os gestores podem fazer um planejamento assertivo, de acordo com a realidade e necessidade dos municípios, garantindo mais desenvolvimento social e econômico”, comenta Soraya. 

SOBRE O PROGRAMA
A plataforma Cidade Única permite monitorar dados dos 5.570 municípios do Brasil. São mais de 200 indicadores sociais, demográficos e econômicos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência analítica nas prefeituras.

O sistema é constantemente atualizado e abastecido por dados oficiais provenientes de mais de 40 bases públicas, com pelo menos cinco anos de série histórica, o que permite o acompanhamento do desempenho de cada município em nove eixos: Demografia, Social, Infraestrutura, Orçamento Público, Economia, Setor Primário, Saúde, Educação e Potencial de Consumo. 

O acesso é online, simplificado e dinâmico. Em alguns cliques, o gestor público municipal pode acompanhar os principais indicadores de sua e de outras cidades brasileiras, cruzando informações de diferentes eixos temáticos e verificando a evolução dos dados ao longo do tempo. 

Os gráficos gerados podem ser utilizados em apresentações ou compartilhados em redes sociais, o que torna a administração mais transparente e acessível ao cidadão. 

O Cidade Única disponibiliza comparações com municípios de características sociais, demográficas e econômicas similares, chamados de cluster, o que permite ao gestor público traçar metas de desenvolvimento e potencializar parcerias entre prefeituras.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?