domingo, 14

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Chuvas em SC: Estado tem 78 cidades com ocorrências e 31 municípios em situação de emergência

Últimas Notícias

- Ads -

Subiu para 31 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência

- Ads -

Santa Catarina tem, até o momento, 78 municípios com ocorrências em virtude das condições meteorológicas. O dado está no relatório da Defesa Civil do Estado, atualizado às 10h deste sábado, 7. As cidades foram afetadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos. Equipes do Governo do Estado atuam desde o começo da semana no auxílio à população e no monitoramento da situação e uma força-tarefa entre Estado e Exército está de prontidão desde a noite de sexta-feira, 6. O indicativo de altos volumes de chuva no fim de semana permanece.

Ainda de acordo com o relatório, subiu para 31 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. São eles: Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

A Defesa Civil do Estado já encaminhou aos municípios de Rio do Sul, Erval Velho, São Bento do Sul, Canoinhas e Aurora 4.296 itens de assistência humanitária. Santa Catarina está com 63 abrigos abertos em 32 municípios.

Corpo de Bombeiros Militar

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de SC estão de prontidão no Sul do estado. A equipe de Força-Tarefa 04, do Batalhão de Criciúma foi acionada na manhã deste sábado, 7, por conta do aumento no nível do Rio Sangão, bem como ocorrências em Urussanga. A equipe da Força-Tarefa 08, de Tubarão já está no nível de prontidão, ou seja, os militares estão concentrados no Batalhão, com os equipamentos prontos para atuação quando necessário.

Três equipes de Forças-Tarefa (FT) já estão atuando no 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul. Os militares destas FT são especialistas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE) e foram deslocados com embarcações, viaturas e equipamentos necessários para reforço e pronta operação.

As equipes deslocadas são de São José (10º BBM), Xanxerê (14º BBM) e Curitibanos (2º BBM). Já o helicóptero Arcanjo 03 é de Blumenau (3º BBM). Todas as equipes de Força-Tarefa do estado estão em sobreaviso para caso seja necessário emprego, além do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH).

Em Florianópolis foi montada uma sala de situação do CBMSC dentro da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, coordenada pelo comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, com integrantes do comando da corporação, trazendo decisões e monitoramento 24 horas.

Desde terça-feira, 3, quando iniciou a chuva em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 184 ocorrências, em 76 municípios. Foram 45 atendimentos a mais entre o final da tarde de ontem e esta manhã. A corporação atua com a antecipação e monitoramento 24 horas da situação, para a segurança dos cidadãos.

Recursos empregados até o momento

285 bombeiros e 115 viaturas já foram empenhados para atendimento das ocorrências relacionadas com as chuvas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?