segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Chuva de meteoros poderá ser vista no final de maio em SC

Últimas Notícias

Fenômeno está previsto para ocorrer entre os dias 30 e 31 de maio

- Ads -

No final de maio um surto da chuva de meteoros Tau-Herculídeas pode proporcionar uma das maiores tempestades de meteoros já vistas a olho nu. O fenômeno está previsto para ocorrer na madrugada do dia 31 de maio.

Apesar de poder ser melhor observado da América do Norte, o fenômeno deve gerar um espetáculo no céu do Brasil. A tempestade de meteoros apresenta um surto tão intenso, que é capaz de produzir milhares de meteoros por hora.

Os fragmentos do Cometa 73P, que completa uma volta em torno do sol a cada 5,4 anos e passa a dois milhões de anos luz da órbita da Terra, geram a Tau-Herculídeas. Estão previstos pelo menos três surtos da Tau-Herculídeas. O primeiro será às 0h11 do dia 31, sendo esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo surto está previsto para a mesma madrugada do dia 31, por volta das 2h15, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), deve proporcionar entre 600 a 700 meteoros por hora.

Já o terceiro previsto para acontecer entre os dias 25 e 26 de junho será mais tímido e deve gerar cerca de 3 meteoros por hora.

CHUVA DE METEOROS NO PLANALTO NORTE

Mais de 300 meteoros foram registrados na madrugada do dia 5 de maio no Planalto Norte. Desses, pelo menos 120 eram detritos do cometa Halley.

Segundo o astrônomo Jocimar Justino Fausto, da estação de monitoramento de Monte Castelo, os exemplares da chuva de meteoros Eta Aquáridas começaram a aparecer por volta das 3h da madrugada do dia 5 e foram captados pela estação.

Em seu canal no Youtube, Fausto explica que a Eta Aquáridas não é a única duas chuvas anuais de meteoros associadas ao Cometa Halley. Além dela, a Oriónidas, que acontece no mês de outubro, também é gerada pelos detritos do mesmo cometa, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?