segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas vai receber mais 480 doses para reforço nos trabalhadores de saúde

Últimas Notícias

No total, cidades da região do Planalto Norte vão receber 3.210 doses

- Ads -

Municípios catarinenses começam a receber nesta quarta-feira, 6, a primeira remessa de vacinas para a dose de reforço nos trabalhadores da saúde. Canoinhas deve receber o quantitativo de 480 doses, que devem ser destinadas a estes profissionais.

A regional de Mafra receberá, no total, 3.210 novas doses para os trabalhadores da saúde. Confira a distribuição por cidade:

CIDADESTRABALHADOR DA SAÚDE (DOSE DE REFORÇO – PFIZER)
Bela Vista do Toldo42
Campo Alegre90
Canoinhas480
Irineópolis 66
Itaiópolis 132
Mafra 690
Major Vieira 54
Monte Castelo 54
Papanduva 108
Porto União 408
Rio Negrinho 330
São Bento do Sul 534
Três Barras 222
TOTAL UDVE MAFRA 3.210

A aplicação nestes profissionais foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune e adequação do esquema vacinal devido a maior exposição deste grupo à doença.

O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, explica que o reforço nos profissionais da saúde seguirá os mesmos critérios da vacinação de reforço dos idosos. “A dose só será aplicada naqueles que tenham completado o esquema vacinal inicial com as duas doses ou a dose única da vacina há pelo menos seis meses e a vacina utilizada será, preferencialmente, a Pfizer. Serão vacinados com a dose de reforço todos aqueles trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais”, esclarece o diretor.

Para o início da aplicação do reforço nos profissionais da saúde serão enviadas aos municípios catarinenses entre quarta, 6, e quinta, 7, 85.314 doses da vacina Pfizer.

Mais doses serão distribuídas

Estado recebeu 134.500 doses de vacina nesta terça, que serão distribuídas também na quarta/Divulgação/Dive

Além das doses dos trabalhadores da saúde, o Estado também vai distribuir outras 377.515 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose (D2). Serão enviadas 30.580 doses da Coronavac, 138.675 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 208.260 doses da Pfizer. Importante lembrar que os intervalos de aplicação da segunda dose são de 28 dias para a CoronaVac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca/Fiocruz e 8 semanas para a Pfizer.

A distribuição das 462.829 doses começa na manhã de quarta e segue na quinta-feira, 7. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão enviadas via terrestre na quarta, a partir das 8h. Já as doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar na quinta, 7, também a partir das 8h.



Aplicação da dose de reforço nos idosos com 60 anos ou mais

O Ministério da Saúde também autorizou a ampliação da aplicação da dose de reforço nos idosos. Agora, idosos com 60 anos ou mais também podem receber o reforço do imunizante Pfizer, preferencialmente. No entanto, o MS ainda não enviou doses extras ao estado para a vacinação deste público. Sendo assim, a recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica aos municípios, neste momento, é que a dose só seja aplicada neste público caso as secretarias municipais de Saúde tenham doses armazenadas. Lembrando que devem receber a dose de reforço idosos com 60 anos ou mais que tenham completado o esquema primário (duas doses ou dose única) há pelo menos 6 meses.

Sobre a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, o Ministério da Saúde informou que irá enviar novos lotes de vacina para este público assim que for concluída a etapa de vacinação de reforço dos idosos e trabalhadores de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aguarda o envio dessas doses pelo MS para que possa encaminhar aos municípios para que concluam a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?