domingo, 19

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Campanha da Fraternidade inicia nesta quarta-feira; veja celebrações em Canoinhas e região

Últimas Notícias

- Ads -

Campanha deste ano será realizada em conjunto com outras igrejas

 

 

Com o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”,  extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14, a Campanha da Fraternidade deste ano convida a todos a reaprender a dialogar, pregando que deve haver o diálogo na família, na Igreja, na sociedade. Promovida todos os anos pela Igreja Católica e marcada para iniciar nesta Quarta-Feira de Cinzas, 17, início do tempo quaresmal (período de 40 dias que antecede a Páscoa), esta é a quinta vez que a Campanha da Fraternidade é Ecumênica.

 

 

 

As Igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) assumem o compromisso de levar adiante os objetivos da CFE: refletir sobre possíveis caminhos para o diálogo, identificar caminhos para superar as polarizações e violências, fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa, promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio e o desafio de anunciar Jesus Cristo em períodos turbulentos como o atual.

 

 

 

São Igrejas pertencentes ao Conic: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia e a Aliança de Batista do Brasil. Em 2021 dois novos membros se associaram ao Conic para a realização da CFE: Igreja Betesda e o Centro de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep).

 

 

 

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, remete cartaz ao apelo de Cristo pela unidade. A base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último, onde todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perderem o compasso. Entre a criança e o cadeirante, há um espaço aberto à espera das outras pessoas que desejam se unir à roda do diálogo.

 

Cartaz oficial da Campanha da Fraternidade 2021/Divulgação/CNBB

 

 

TEXTO BASE DA CAMPANHA

Segundo o Conic, a redação do texto-base da campanha deste ano “foi resultado de um processo coletivo de construção, que iniciou no final de 2019 e teve a participação direta de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, em especial, sociologia, ciência política e teologia. A parte bíblica do texto contou com a colaboração de biblistas de diferentes igrejas cristãs”.

 

 

 

Depois de escrito, de acordo com o Conic, o texto-base foi amplamente discutido por uma comissão ecumênica formada por oito pessoas, sendo seis delas indicadas oficialmente pelas igrejas-membro do Conic, uma igreja convidada e um organismo ecumênico.

 

 

 

 

 

TRADIÇÃO

A primeira edição da CF ocorreu em 1961, quando três padres da Caritas brasileira se reuniram por meio de uma campanha com o intuito de arrecadar fundos para atividades assistenciais. Com o objetivo de despertar os valores de solidariedade nos fiéis da Igreja Católica e na sociedade, todos os anos a Campanha da Fraternidade aborda um tema que busca solucionar uma condição deficitária no país. No ano passado, a Campanha da Fraternidade teve como tema o dom da vida.

 

 

 

 

MISSAS DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM CANOINHAS:

6 horas – no Perpétuo Socorro

9 horas – na Matriz Cristo Rei e na Igreja da Aparecida

15 horas – no Perpétuo Socorro, na Matriz Cristo Rei e no São Francisco

19 horas – Na Matriz Cristo Rei, no São Francisco e no Alto do Frigorífico

 

 

 

 

 

 

MISSAS NAS LOCALIDADES DO INTERIOR

10h – Estação Paciência

15h – Erval Bonito

17h – Santo Antônio dos Wossgrau

19h – Paciência dos Neves

 

 

 

 

 

 

MISSAS EM BELA VISTA DO TOLDO

9h – Arroio Fundo

10h30  – Rio Bonito

16h – Serra do Lucindo

19h – Matriz Nossa Senhora da Glória