sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Câmara de Major Vieira confirma extinção de mandato de Adilson Lisczkovski

Últimas Notícias

Votação novamente foi por unanimidade

EXTINTO

- Ads -

A Câmara de Vereadores de Major Vieira confirmou, em segunda votação na noite desta segunda-feira, 7, a extinção do mandato do prefeito Adilson Lisczkovski (Patriota). A primeira votação, também por unanimidade, aconteceu na semana passada.

De acordo com informações oficiais da decisão do TJSC que o tornaram réu, Lisczkovski teria participado do esquema que culminou na Operação Mensageiro, se comprometendo a usar o seu poder de prefeito para colocar a máquina pública de Major Vieira à disposição dos interesses do Grupo Serrana sempre que a empresa julgasse necessário e, em contrapartida, receberia um valor mensal de R$ 5 mil em propina.

“Não podemos deixar de exercer nossa função, que é de fiscalizadores do Município”, disse a relatora da comissão de inquérito que segue na Câmara, Soleima Aparecida de Oliveira (UB). A vereadora destacou que essa extinção tem de servir de lição para que novas situações semelhantes não aconteçam.

Laércio Sobczack (MDB) disse torcer para que este ano e meio que Schroeder tem para administrar o Município seja “com competência e honestidade. Os major-vieirenses precisam acreditar mais, que o eleitorado encare a próxima eleição como algo sério”.

Presidente da Casa, Antônio Almeida (PSDB) desejou “um bom término de mandato” para Edson e “que a população precisa acreditar um pouco, a partir de agora, nos administradores (do Município)”. Ele disse acreditar que boas notícias virão daqui em diante.

A cerimônia de posse de Edson Schroeder (PT), que agora deixa de ser interino e passa a ser prefeito de fato e de direito, acontecerá nesta quarta-feira, 9, às 17 horas, na Câmara de Vereadores.





SEGUE

Mesmo com a extinção do mandato do então prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriota), a comissão de inquérito aberta para apurar a relação entre o Município e a Serrana Engenharia segue na Câmara de Vereadores. Trata-se de um processo que corre paralelo à extinção do mandato, conforme a coluna trouxe na semana passada.

A comissão já ouviu uma série de pessoas arroladas no processo e novas oitivas estão marcadas para as próximas semanas. Segundo os membros da comissão, a amplitude do processo pode levar ao indiciamento de mais pessoas, para além do agora, praticamente, ex-prefeito.

Lembrando que a extinção de mandato não torna Lisczkovski inelegível, ao contrário de uma cassação de mandato, passo que pode ser dado a partir da conclusão dos trabalhos da comissão.





NOVO PREFEITO

Tubarão teve nova eleição provocada pela Mensageiro nesta segunda-feira, 7. Jairo Cascaes (PSD) e seu vice, o também vereador Moisés Nunes (PP) vão substituir Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (União Brasil) que foram presos na Operação Mensageiro, que investiga um suposto esquema  em contratos de coleta de lixo, e renunciaram aos cargos em julho.

O prefeito eleito é do mesmo grupo político de Ponticelli, tendo atuado como secretário de Gestão da prefeitura. Moradores protestaram nas galerias da Câmara a cada voto favorável à chapa eleita devido a essa ligação. “Vou buscar o diálogo com cada um e contar com a experiência que vocês têm, como nenhum prefeito fez, ouvi-los, para ajudar na tomada de decisão, nos encaminhamentos importantes da cidade. Tubarão não pode parar, a cidade está acima de briga política” afirmou Cascaes.






REPRISE

Biluka/Divulgação

Sem novos assuntos, os vereadores retomaram as sessões nesta segunda em Canoinhas repetindo as críticas às condições de estradas e afins. O discurso, contudo, dá sinais de cansaço demonstrados pelos próprios vereadores. Ninguém se estendeu muito nas críticas.



PREJUÍZOS

Vereador Gil Baiano (PL) cumprimentou o novo secretário de Obras de Canoinhas, Amauri Gelbcke, que estava na plateia, mas lembrou dos prejuízos que a cidade eventualmente teve por já estar no quarto secretário no atual mandato.






NO ESCURO

Vereador André Flenik (Podemos) assina requerimento ao gerente regional da Celesc, Leandro Gonçalves de Oliveira, solicitando informações sobre os motivos das quedas constantes de energia em Canoinhas, principalmente no distrito do Campo d’Água Verde. “Solicito também informações se já existe um plano de ação pra solucionar esse problema e qual o cronograma de melhorias”, escreve o vereador.






PARQUE

Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) está questionando a situação precária em que se encontra o Parque de Exposições. Ela questiona se há planejamento para melhorias no local, bem como que medidas de manutenção a prefeitura vem tomando em relação a infraestrutura e parte ambiental do Parque.






CEIS

Tatiane também questiona se há profissionais capacitados para realizar atendimento de primeiros socorros em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais. Ela pede uma lista de nomes e certificado de cada um, bem como em qual escola ou CEI atuam. Em caso negativo, ela pergunta se há planejamento para capacitar profissionais e qual o prazo
para que seja feita a capacitação.






TEMPO INTEGRAL

Vereadora Zenilda Lemos (MDB) questiona a Secretaria de Educação se o
município pretende aderir a expansão do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação. Se sim, ela quer saber quais serão os critérios elencados para a escolha das escolas e quantos alunos pretendem atender.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?