segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Câmara de Bela Vista do Toldo elege novo prefeito e vice; veja quem ganhou

Últimas Notícias

Chapa única recebeu cinco dos nove votos

- Ads -

Com chapa única, a Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo elegeu por cinco votos a um nesta quarta-feira, 13, em sessão extraordinária, a chapa composta por Valdecir Krauss e Osni Alberti (ambos UB). Os vereadores Dinei Berdnaski, Anselmo Woidella e Osni Stelzner não compareceram e a presidente da Câmara, Maíra Mizwa (PL) votou contra a chapa.

O prefeito eleito enalteceu que a chapa é composta por dois agricultores. “A nossa população é composta 80% por agricultores, então nós entendemos das necessidades dos nossos moradores”. Em seu discurso, Krauss enalteceu a necessidade de se melhorar as condições das estradas, manter as creches abertas no fim e começo do próximo ano e falou sobre saúde.

Alberti falou da experiência que tem na política e frisou as dificuldades que a chapa vai enfrentar. “Nossas estradas estão críticas, não é fácil, tudo tem um custo. Não quero criticar nenhum (ex) prefeito, vamos trabalhar”, garantiu.

Krauss foi candidato a vereador em 2020, mas ficou na primeira suplência do União Brasil (UB). Com a prisão de Vilson Stelzner (UB) em 2021, ele acabou assumindo a suplência desde então. Tanto Krauss quanto seu vice, Alberti (tio de Adelmo) são fumicultores.

INDIRETA

A eleição indireta é uma resposta a extinção do mandato de Alfredo César Dreher (Podemos), preso acusado de receber propina da Serrana Engenharia no âmbito da Operação Mensageiro. Dreher foi eleito vice-prefeito na chapa de Adelmo Alberti (UB) em 2020. Como Alberti foi preso em 2021 na operação Et Pater Filium, ele assumiu o posto interinamente, sendo efetivado no cargo quando Alberti, em um acordo de colaboração premiada, renunciou ao cargo.

Quando preso, a Câmara chegou a conceder licença para Dreher. Contudo, passado o prazo regimental, a Câmara deixou a questão no vácuo enquanto o então presidente da Casa, Gilvane Machado, assumia a prefeitura interinamente.

Com a eleição da chapa única composta por integrantes do seu partido, Machado deve voltar à vaga que tem na Câmara de Vereadores.

A posse da dupla eleita ocorreu na mesma sessão ordinária. Oficialmente prefeito e vice assumem a prefeitura nesta quinta-feira, 14.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?