terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Aversão a Moisés supera ligação entre Jorginho e Pike para eleitor canoinhense

Últimas Notícias

Mesmo assim, liberal teve mais votos em outras cidades da região

- Ads -

BALANÇO

A análise da votação para governador em Canoinhas mostra o quanto Esperidião Amin (PP) ainda tem força não só na cidade, mas também na região. Em Irineópolis, por exemplo, ele foi o mais votado, ao passo que em Canoinhas levou 24% dos votos. Jorginho Mello (PL), o mais votado no Estado, levou 29% dos votos dos canoinhenses. Porém, atente-se ao caso de Itaiópolis, onde o senador levou 47,74%.

De qualquer forma, Jorginho foi o preferido dos canoinhenses que, bem sabem, era muito próximo do ex-vice-prefeito, fator que pouco influenciou no voto, ao que parece. O eleitor de Jorginho passou por cima de qualquer suspeita levantada por causa da relação próxima dele com Pike para obedecer ao chamado do capitão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ungiu a candidatura de Jorginho em Santa Catarina e assim se fez, sem questionamentos.

A votação de Jorginho é mais uma prova do que escrevi ontem aqui. Bolsonaro continua sendo o maior influenciador de votos no País, com larga vantagem em Canoinhas e região. Façanha maior foi ter eleito Jorge Seiff Jr (PL) ao Senado Federal. Mais impressionante ainda: a deputada estadual campeã de votos, Ana Paula Campagnollo (PL), tida como a mais bolsonarista das parlamentares catarinenses, recebeu mais de 800 votos em Canoinhas sem nunca ter pisado na cidade. A força de Bolsonaro na região é impressionante.




“Infelizmente ainda não elegemos Bolsonaro”

do vereador tresbarrense Laudecir Gonçalves, comemorando a eleição de candidatos bolsonaristas. Desafeto de Abrahão Mussi, na sequência ele elogiou o colega pela coragem de participar da disputa





VALE LEMBRAR

Beto Passos foi introduzido na política por Décio Lima, a quem renegou assim que o PT caiu na desgraça do mensalão e do petrolão.




LARGADA

Passado o primeiro turno das eleições gerais, os quatro candidatos a prefeito de Canoinhas na eleição suplementar de 30 de outubro vão colocar o bloco na rua. Nesta quarta, 5, Willian Godoy (PSD) lança campanha no restaurante da AABB a partir das 19h30.

Já Wilson Pereira (MDB) se prepara para lançar campanha na sexta-feira, 7, às 19 horas na sede da SBO, no Campo d’Água Verde, em Canoinhas.




APOIO

Apoiado pelo prefeito em exercício de Canoinhas, Willian Godoy (PSD), Napoleão Bernardes pegou 300 votos na cidade, sendo eleito deputado estadual.




13, 13 E 13

Esta sequência é aposta do PT para a eleição de 30 de outubro.





VOTAÇÃO BOA

Vereador Abrahão Mussi, do União Brasil

Abrahão Mussi (UB) considerou boa sua votação a deputado estadual, ressaltando que quem ficou no meio da polarização Lula/Bolsonaro acabou sendo prejudicado nestas eleições.






SEM NEGROS

Pelos próximos quatro anos, Santa Catarina será representada na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa apenas por pessoas brancas. O Estado não elegeu nenhum negro para cargos legislativos nas Eleições 2022, realizadas neste domingo, 2. O mesmo se repetiu entre candidaturas pardas e indígenas. 




MENOR ÍNDICE

A eleição deste ano teve o menor percentual de votos nulos e brancos para presidente –2,8% de nulos e 1,6% de brancos –, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral em comparação às eleições de 2002.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?