sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Autoridades exaltam importância da Estação Ferroviária de Marcílio Dias

Últimas Notícias

A inauguração do Complexo Turístico e Cultural fez parte das comemorações dos 110 anos de Canoinhas

- Ads -

Atual presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas Gil Baiano, Willian Godoy, Wilmar Sudoski, professor Osmar Oleskovicz, Marcos Homer, Juliana Maciel e Tati Carvalho participaram na tarde de domingo, 12, da inauguração do Complexo Turístico e Cultural em Marcílio Dias. O investimento total é de R$ 2,3 milhões, sua área total construída é de 877,50m². 

Inaugurada em 1913, a estação de Marcílio foi desativada em 1976.  É formada por três edificações: a estação de passageiros, o terminal de cargas e o restaurante.  A restauração é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. “A restauração das edificações do conjunto ferroviário possibilitará que aqui desenvolvamos projetos culturais. Este local ficará a serviço tanto da comunidade quanto de turistas”, pontuou o prefeito Beto Passos (PSD) em seu discurso.

“Neste mês de aniversário, o Governo do Município celebra a data com uma programação repleta de ações para beneficiar a nossa gente. Todos os dias realizamos uma ação de governo diferente para celebrar esta data tão importante”, relembrou o prefeito.

Em sua fala, o doutor Márcio Schifler Fontes, juiz que no ato representou o Ministério da Justiça, pontuou que obras como esta devem renovar a esperança e o esforço no poder público. “Que represente um novo sinal de um novo momento de mais progresso para todos nós”, discursou.

Gil Baiano, ao falar em nome de toda a edilidade canoinhense, parabenizou a todos os envolvidos na restauração dos espaços que deverão ser visitados por muitas pessoas.  

HOMENAGENS
Os três prédios do complexo ferroviário receberam nomes de pessoas que participaram de forma marcante da história de Canoinhas e, por este motivo, o vereador Osmar Olescovicz apresentou na Câmara de Vereadores projetos de lei prestando-lhes justas homenagens. O restaurante recebe o nome de Thereza Cailotto Gobbi, que construiu o restaurante original. Ela  dirigiu o local por 33 anos.

A estação ferroviária recebe o nome de Museu Ferroviário Mário Rodrigues de Aguiar, funcionário da rede por 35 anos, ocupando o cargo de chefe da estação. 

O antigo armazém de cargas recebe o nome de Centro Cultural Adão Tadra Laatsch, que foi morador de Marcílio Dias e no período de 1992 a 1996 atuou como vereador. No ano 2000 foi vice-prefeito da cidade de Canoinhas. Foi defensor dos interesses do povo de Marcílio Dias. 

“Este é um maravilhoso presente, não apenas para Canoinhas, mas para o Planalto Norte. Isto aqui é história”, destacou o vice-prefeito Renato Pike.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?