domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Audiências da fase Canoinhas da Et Pater Filium começam em maio

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Juiz criminal deve passar mais de um mês ouvindo envolvidos no esquema

- Ads -

A fase Canoinhas da operação Et Pater Filium completa um ano de seu desencadeamento nesta quarta-feira, 29. Embora das 26 pessoas presas nesta fase da operação apenas Renato Pike siga preso, ninguém foi inocentado, muito menos considerado culpado. Houve colaborações premiadas, por meio das quais os réus garantiram liberdade, mas não escaparam da Justiça. Com as sentenças que não tem data para serem anunciadas, eles podem voltar para a cadeia. É o caso do ex-prefeito Beto Passos, que confessou seus crimes, reduziu sua pena, mas conforme dito pelo promotor da Et Pater Filium, Renato Maia de Faria, deve voltar para a prisão.

O juiz criminal à frente da operação, Eduardo Veiga Vidal, marcou para o final de maio o início de uma intensa agenda de interrogatórios que visa ouvir dezenas de pessoas envolvidas na operação, seja como testemunhas ou como réus.

As primeiras audições estão marcadas para 29, 30 e 31 de maio. Serão ouvidos os envolvidos em um desdobramento da fase Canoinhas da operação Et Pater Filium: a Maus Caminhos, que investigou o envolvimento ilícito entre o ex-prefeito Beto Passos, o ex-vice Renato Pike, o empresário Christyan Mokva, o ex-secretário de Administração Diogo Seidel e o ex-secretário de Obras, João Linzmeier em negociações ilícitas para fraudar licitações e superfaturar com obras de asfaltamento.

A partir de 1º de junho, é a vez de ouvir os envolvidos em outra questão envolvendo corrupção e fraudes, um dos motivos do desencadeamento da fase Canoinhas da Et Pater Filium. Serão interrogados réus e testemunhas envolvidos com desvios e superfaturamento na prestação de serviços para a Secretaria de Obras. Figura central desta fase da operação Et Pater Filium, o empresário Joziel Dembinski seria laranja de Beto Passos. O ex-prefeito admitiu ter comprado dois caminhões que colocou no nome de Dembinski. Com uma rede de apoio formada dentro da Secretaria de Obras ele teria fraudado licitações para favorecer Dembinski, também laranja do ex-prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti. A previsão é que esta fase de interrogatórios perdure por cinco dias.

No dia 19 de junho, começam a ser ouvidos os envolvidos nas fraudes cometidas para favorecer a Transportes e Fretamentos Santa Cruz nas licitações do transporte escolar em Canoinhas. Os proprietários da empresa confessaram os crimes e se beneficiaram de acordo de colaboração premiada. Os interrogatórios vão até 30 de junho, tomando dez dias cheios de trabalho que será concentrado no Fórum da comarca de Canoinhas.

UM ANO

A fim de lembrar um ano do desencadeamento da mais explosiva fase da Operação Et Pater Filium, o JMais vai relembrar as prisões no fatídico 29 de março de 2022, contextualizando com as informações que adiante levaram ao entendimento dos motivos e, principalmente, em que situação estão os detidos e como a Justiça se prepara para julgá-los. Esta é apenas a primeira desta série de reportagens que passam a ser publicadas a partir deste domingo, 26.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?