Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Agência da Receita Federal fecha as portas em Canoinhas

Últimas Notícias

Esta sexta-feira, 18, foi o último dia de atendimento

- Ads -

Depois de mais de 40 anos de atendimento, a agência da Receita Federal de Canoinhas fechou as portas nesta sexta-feira, 18, confirmando boatos que vinham de anos de que o escritório encerraria suas atividades.

O fechamento da agência coincide com a aposentadoria do último servidor concursado. Os boatos de fechamento da agência vinham justamente do fato de a agência não ter renovado seu quadro de pessoal nos últimos anos. No começo de 2022, o escritório tinha uma recepcionista que era contratada de uma empresa terceirizada e mais dois servidores concursados, sendo que uma servidora passou em outro concurso e deixou a Receita Federal ainda no começo do ano. Desta forma, apenas um servidor atendeu até o começo de novembro, quando recebeu sinal verde para sua aposentadoria. Sendo assim, por decisão da regional sul da Receita, sediada em Curitiba, o quadro de funcionários não será renovado e a agência encerra suas atividades nesta sexta.

A partir de segunda-feira, 21, conforme comunicado colocado na porta da agência de Canoinhas, o atendimento para a população de Canoinhas e região passa a ser em Mafra, que segue com escritório atendendo normalmente.


POSTO

Segundo a agência de Canoinhas, a Receita Federal firmou um acordo com o prefeito em exercício, Willian Godoy (PSD), para que seja instalado um posto de atendimento virtual dentro da prefeitura. O Município se comprometeu em remunerar um funcionário que será treinado e responsável por esse atendimento a partir do ano que vem, quando a prefeita eleita em outubro, Juliana Maciel (PSDB), assume.

Esse atendimento, contudo, não será como o da agência. Basicamente, servirá para tirar dúvidas de como proceder de modo online. Com a aceleração dos procedimentos online por causa da pandemia, segundo o escritório de Canoinhas, praticamente todos os serviços podem ser feitos pela internet.

Apesar da digitalização dos serviços, a agência de Canoinhas atendia entre 15 e 20 pessoas por dia.

CRISE

A crise provocada pelo corte de mais de 50% no orçamento da Receita Federal do Brasil (RFB) neste ano é um dos motivos não só para o fechamento da agência de Canoinhas. Em junho, a Receita publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria RFB nº 180, que suspende temporariamente as atividades em 16 Unidades de Atendimento em várias cidades do país. Em julho de 2018, também por falta de orçamento, a administração da RFB já havia determinado a suspensão das atividades de outras 25 agências. É importante ressaltar que por ano, são realizados nestas unidades mais de 400 milhões de atendimentos à contribuintes e empresas. Veja aqui a Portaria. Naquela ocasião foram fechadas as agências de Caçador e Jaraguá do Sul.

Em todo o País, a Receita Federal mantém mais 350 agências. Essas unidades, integram a estrutura administrativa do órgão, e tem como objetivos o atendimento ao contribuinte e também de empresas de pequeno e médio portes, principalmente. 

“Ao estrangular a capacidade de atuação da Receita Federal com um corte de mais de 50% em seu orçamento, o governo joga um jogo extremamente arriscado e pode, até mesmo, agravar o quadro de crise, pois cabe à Receita Federal e aos servidores da instituição a missão de arrecadar os recursos que custeiam toda e qualquer política e serviço público deste país. Portanto, ao limitar o acesso de empresas e contribuintes aos serviços prestados pela RFB o governo assume ainda mais o risco de ficar sem os meios necessários para enfrentar as crises atuais e implementar suas ações e projetos”, disse em nota à época o Sindicato dos Analistas Tributários (Sindireceita).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?