quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Açafrão: O tempero que falta na sua receita

Últimas Notícias

Pra começar vamos trazer um segredinho direto da Índia: O açafrão!

- Ads -

Seu nome científico é Curcuma Longa. Seus nomes populares variam de acordo com a região. Temos o açafrão, açafrão-da-terra, cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.

O açafrão é uma raiz, da mesma família do gengibre e é originário da Ásia. Para consumo, encontramos em pó com coloração amarela alaranjada e em extrato; e seus benefícios para saúde são diversos.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Recentemente a ciência ocidental tem descoberto o que os indianos sabem há muito tempo: os componentes do açafrão, nomeadamente os curcuminóides, tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Uma vez que os curcuminóides representam apenas 3% da composição do açafrão, devem ser usados extratos ou suplementos para se obter efeitos relevantes.

Estudos mostram que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos no organismo.

Muitos estudos indicam que as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides — crocina e safranal; que tem propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

Um estudo foi realizado com pré-diabéticos por 9 meses, onde uma parte do grupo consumiu o açafrão durante o período, enquanto o outro grupo não consumiu. Ao final da pesquisa, o grupo que fez a ingestão da curcumina não desenvolveu diabetes tipo 2.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

O uso correto é 1 colher (chá) de açafrão em pó por dia.

Ou 1 colher (chá) do extrato uma vez ao dia.

Muitos lugares dão a dica de consumir a cúrcuma na salada, diluída em óleo de oliva; porém, você sentirá o gosto amargo característico do açafrão.

Minha dica de hoje para não sentir o gosto amargo da cúrcuma é colocar no arroz, molho de carne, feijão, ou qualquer receita que tenha outros temperos que se sobressaiam ao açafrão.

Assim como a maioria das plantas e alimentos fitoterápicos, o açafrão deve ser consumido com parcimônia – sempre com o devido acompanhamento de um médico e nutricionista. Vale destacar que, na maioria dos casos, as plantas medicinais não podem ser usadas como substitutas dos remédios prescritos pelos médicos – mas sim como auxiliares no tratamento. Por isso, lembre-se de sempre consultar especialistas e tome cuidado para não exagerar no consumo dessa raiz.

*Atenção: Consumir mais de uma colher ao dia não fará com que o efeito seja aumentado.




- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?