“A decisão de quem será o candidato do MDB passa pelo Norte de SC”, diz presidente da sigla


Deputado federal Celso Maldaner/Divulgação

Presidente estadual da sigla, Celso Maldaner conversou com a coluna sobre prévias do partido

 

 

PRÉVIAS

O candidato do MDB ao governo catarinense para as eleições de 2022 será escolhido via prévias em que todos os filiados terão direito a voto. A medida, inédita, foi aprovada pelo diretório estadual do partido no mês passado em Florianópolis. Três lideranças já colocaram seus nomes à disposição para representar o 15 nas urnas no ano que vem: o atual presidente, deputado federal Celso Maldaner; o senador Dário Berger; e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

 

 

Em conversa por telefone com a coluna, Maldaner, que também preside o partido em SC, ressaltou o ineditismo do processo, o número de candidatos e a possibilidade de surgirem outros candidatos. O processo eleitoral será contabilizado por urnas eletrônicas emprestadas do Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

 

Maldaner destacou que a escolha dos candidatos emedebistas passa sempre pelo Norte, citando Paulo Afonso (que morou em Canoinhas), Luiz Henrique (que morava em Joinville) e Mauro Mariani (que mora em Rio Negrinho), emendando que Mariani pagou o preço pelo radicalismo “que não vai mais acontecer” ao se referir à onda bolsonarista de 2018. Ao ressaltar a imagem de Lunelli, Maldaner lembra que se a onda outsider seguir nas eleições de 2022 ele seria um bom nome. Lunelli foi prefeito de primeira viagem em 2016 depois de uma carreira muito bem-sucedida na iniciativa privada.

 

 

 

Sobre a aproximação do governador Carlos Moisés (PL) com o MDB ao convidar Luiz Fernando Vampiro para a Secretaria de Educação, Maldaner deixa claro que a decisão não é do partido. “Ele aprendeu com sua inexperiência e falta de diálogo. Pelo que se apresenta teremos dois anos muito produtivos para Santa Catarina. Mas esse assunto (apoiar Moisés) nem foi levado para o partido, e nem seria aprovado. A decisão partiu dos nove deputados na Assembleia. É uma decisão dos deputados estaduais”, explicou.

 

 

 

 

Sobre a possibilidade de apoiar qualquer outra candidatura de outra sigla, Maldaner garante que o MDB terá seu candidato, “independente da posição do Moisés, que nem sei se vai continuar no PSL”.

 

 

 

 

Maldaner lembra que o processo eleitoral está só começando. “Pode-se repetir a Tríplice Aliança ou não”, afirma se referindo a coligação MDB, PSD e PSDB que se mostrou vitoriosa em quatro eleições consecutivas. Ele garante, no entanto, que o MDB terá seu candidato no primeiro turno e vai em busca de parceiros com quem tem afinidade no segundo turno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RENOVAÇÃO

A confirmação da realização de prévias altera também a renovação do diretório estadual do MDB, inicialmente programada para o final de maio. Havia a possibilidade, autorizada pela cúpula nacional em todos os Estados, de os mandatos vigentes serem prorrogados por mais um ano. Mas, por sugestão de Berger, igualmente aprovada pela maioria dos diretorianos presentes no encontro, a eleição da próxima gestão emedebista ocorrerá 60 dias após a definição do candidato do partido.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTAS

As vereadoras Tati Carvalho (MDB), Juliana Maciel (PSDB), Zenilda Lemos (MDB) e o vereador Marcos Homer (Podemos), apresentaram um requerimento na sessão de segunda-feira, dia 1º, solicitando à prefeitura cópia do relatório detalhado de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2020, relativo ao total arrecadado e total liquidado dos recursos destinado ao enfrentamento da Covid-19, e ainda cópias dos empenhos.

 

 

 

 

 

 

 

LAZER

O presidente da Câmara de Canoinhas, Gil Baiano (PL), e os vereadores Silmara Gontarek (PSL), Willian Godoy (PSD), Maurício Zimmermann (PL),  Osmar Oleskovicz (PSD) e Wilmar Sudoski (PSD) apresentaram uma indicação ao prefeito Beto Passos, solicitando melhorias em diversas áreas de esporte e lazer, com quadra de esporte com grama sintética, academia ao ar livre e parquinhos infantis. Conforme os vereadores, existem recursos específicos para a área de esporte e lazer, e a indicação sugere a utilização desses recursos.

 

 

 

 

Os mesmos vereadores apresentaram um requerimento direcionado à diretora do Procon de Canoinhas, Franciéli Sirena, solicitando informações sobre os atendimentos realizados pelo órgão. Eles também apresentaram uma indicação solicitando ao prefeito Beto Passos a possibilidade de adquirir um veículo destinado ao Procon Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOÇÃO MANDOU LEMBRANÇAS

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho ‘zero três’ do presidente Jair Bolsonaro, é a principal atração de um evento presencial para 150 pessoas que ocorre nesta sexta-feira, 5, em uma igreja evangélica de Balneário Camboriú.  Ele vai debater as ideias deturpadas que defende com a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL) e o vereador Kaká Fernandes (Podemos).

 

 

 

 

 

 

 

 

Os organizadores do evento dizem que a capacidade de público do templo que vai receber o evento é muito maior, em torno de 1,7 mil pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENOS

Laudecir Gonçalves, o Barriga/Paulo Ricardo/Divulgação

Vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga, disse que se referia a um funcionário público e não a todos os funcionários públicos quando criticou os que o olham de modo hostil quando ele adentra repartições públicas.

 

 

 

Ele pediu desculpas aos demais servidores públicos “por um funcionário apenas estar mal-humorado”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOMÓGRAFO

O vice-prefeito Renato Pike recebeu na noite desta quarta-feira, 3, do governador Carlos Moises da Silva, a ordem de pagamento de R$ 1.181.925,00 referente ao convênio para aquisição do tomógrafo para Hospital Santa Cruz.

 

 

 

 

 

Agora começa o processo de readequação da sala do Centro de Diagnóstico por Imagem e instalação do equipamento. A empresa que vai fornecer o equipamento já foi selecionada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDUSTRIAL

De Timbó Grande a empresa Magesul Serviços Florestais venceu licitação para prestar serviços para a WestRock e ficará pelo menos por seis anos em Três Barras, abrindo 80 novas vagas de trabalho. A informação é do vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSL).

 

 

 

 

 

O vereador disse também que a Brasnile deve transferir o investimento programado para Canoinhas para a sua sede em Três Barras. A Brasnile segue em litígio com o espólio da empresa Fuck, inativada em 2017. A Brasnile arrematou o parque industrial da Fuck, mas a empresa recorreu judicialmente e a questão ainda segue na Justiça.

 

 

 

Vice-prefeito Renato Pike (PL), que articulou a vinda da Brasnile para Canoinhas, disse que a informação que tem é de que o investimento está mantido em Canoinhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LENTIDÃO

A cobrança por mais vacinas contra a covid-19 em Santa Catarina foi assunto dominante entre os parlamentares na sessão ordinária desta quarta-feira, 3,, na Assembleia Legislativa. Para os deputados, a imunização no estado está muito lenta, e o Governo Federal não está fazendo sua parte para a aquisição de mais doses para a vacinação em massa.

 

 

 

 

 

 

 

72

escolas de Florianópolis colocaram as aulas em suspenso depois de identificar casos de covid-19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NA BERLINDA

A possibilidade de extinção dos municípios com menos de cinco mil habitantes, prevista na PEC do Pacto Federativo que tramita no Congresso, deve ser o tema central nos debates da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa neste ano. O assunto foi levantado na reunião de instalação do grupo, nesta quarta-feira, 3. O grupo também elegeu como presidente do colegiado o deputado Romildo Titon (MDB) e para vice-presidente o deputado Sérgio Motta (Republicanos).





Deixe seu comentário: