Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

O lado solto do triângulo – parte I

Últimas Notícias

- Ads -

Walter Marcos Knaesel Birkner*

Temos os melhores índices de empregabilidade e educação

Em relação ao estado de Santa Catarina, sobram bons índices sociais e econômicos, que são a demonstração estatística do grau de desenvolvimento de cada sociedade. No entanto, crescer e desenvolver-se num País como o Brasil (que não é exceção) é sinônimo de punição. Temos os melhores índices de empregabilidade e educação. Também os temos na segurança pública, mas basta acompanhar as notícias e ver que o crescimento do estado vem acompanhado de crimes bárbaros. O alento é o trabalho da Polícia, mas não será o suficiente.

Uma cidade cresce, atrai trabalhadores, empreendedores, agentes cognitivos, e retém o capital humano que já tem: é a fórmula generalizada do sucesso, cujo segredo está na compreensão sobre esse capital humano – o previamente existente e o que veio depois pra somar. Cada sociedade desenvolvida tem isso, de algum modo. Fora isso, é descobrir um poço de petróleo, o que é bom no curto prazo, mas pode ser uma maldição – vide exemplos mundo afora.

Vários são os índices que, agrupados, compõe as condições do desenvolvimento. Desenvolvimento é um conceito amplo. Mas, grosso modo, considero que os três principais índices que compõe a fotografia do desenvolvimento de uma cidade, microrregião, estado ou nação, são: Geração de empregos, Educação e Segurança Pública.

No primeiro quesito, resumidamente, podemos lembrar que Santa Catarina figura em primeiro lugar no índice de desemprego, que é de 3,2%, o menor do Brasil. No primeiro mês de 2024, somente São Paulo gerou mais empregos do que Santa Catarina – e olha o tamanho de SP! Na construção civil, Santa Catarina foi, proporcionalmente, o estado que mais gerou empregos no País. No Brasil, a maior proporção de participação da indústria na composição do PIB é aqui. E por aí vai.

Na Educação, pode-se lembrar que o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o estado ficou em primeiro lugar em 2023. O Ideb mede desde o primeiro ano do fundamental até o último do ensino médio e, na média, SC ficou à frente do Ceará – que é sempre um bom exemplo -, de São Paulo e assim por diante. Nossa taxa de alfabetização também nos coloca em primeiro lugar, com 98%, na frente de RJ, SP e RS.

Em segurança Pública, precisamos analisar triangularmente: o lado bom, o lado ruim e o lado bom. Do lado bom, ainda podemos olhar para as vergonhosas taxas de homicídio no País e sabermos que a menor delas é de SC (8,7 por cem mil habitantes). O lado ruim é que crescimento vem acompanhado da violência e de crimes que nos insultam. O outro lado bom é que, ao lado de São Paulo, a melhor Polícia do Brasil e a melhor avaliada pela população é a catarinense.

No próximo artigo desta série, mostraremos dados estatísticos a fim de corroborar nosso argumento e inquietações. São do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC). 

Por enquanto, prezados leitores, é nossa obrigação moral e coletiva lembrar do dia 5 de abril de 2023. É preciso compaixão pelos pais e vergonha pela humilhação que um assassino de crianças nos faz passar. E, mais que a resposta da lei, é necessário questionar sobre até que ponto pune ou protege seres infecciosos à civilização. E está na hora de a civilização ocidental discutir os valores mais profundos que a trouxeram até aqui ou entregar-se vergonhosamente ao próprio ocaso.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?