Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Santa Catarina ocupa posição de destaque em ranking de ‘Estados inteligentes’

Últimas Notícias

Levantamento aponta sete municípios catarinenses em lista de mais inteligentes do Brasil

- Ads -

Walter Marcos Knaesel Birkner*

Chegamos ao fim de 2023 exauridos, mas com o senso de dever cumprido. Mais uma vez a ira de São Pedro nos castigou e, contudo, continuaremos trabalhando, empreendendo, bem educando nossos jovens e atraindo investimentos e pessoas. Apesar dos enormes prejuízos e da trágica perda de vidas, dados estatísticos continuarão atestando nossa fortaleza antropológica, o capital humano e social que enfrenta as dificuldades e se reergue a cada enchente.

Sim, os índices estatísticos continuarão comprovando, a despeito de muita gente sabida não compreender como, apesar de tudo, o desenvolvimento continua o seu curso, oferecendo diagnósticos excêntricos e prognósticos auspiciosos. Com o devido respeito aos outros: é Santa Catarina, o estado mais promissor do Brasil, e não haverá tornado, enchente ou enxurrada que desanimará esse Povo.

Um recente levantamento realizado pela Agência internacional Urban Systems e divulgado na Smart Cities 2023, no início de dezembro, em Florianópolis (evento organizado pelo think tank LIDE SC) informa: Santa Catarina reúne sete cidades na lista das cidades mais inteligentes do Brasil, contando apenas entre cidades com mais de 100 mil habitantes. É um ranking muito almejado, onde quem tá dentro não quer sair e quem tá fora quer entrar.

Comparações são fundamentais para entender nosso argumento. Na frente estão Minas Gerais (21 milhões de habitantes), com 8 na lista e quase três vezes a nossa população (7,5 milhões). Fôssemos do tamanho de MG, teríamos hipoteticamente 20 na lista. São Paulo tem 35 na lista, e seis vezes a população que Santa Catarina. Do tamanho de SP, teríamos, por hipótese, 42 na lista. Ou seja, proporcionalmente, só o Paraná, que tem 11 na lista (12,5 milhões de habitantes) fica igual a SC. Proporcionalmente, ficamos na primeira colocação. É disso que estamos falando.

Veja-se a lista das cidades catarinenses:
80ª: Chapecó
47ª: Itajaí
30ª: Blumenau
28ª: Joinville
16ª: Jaraguá do Sul
11ª: Balneário Camboriú
1º lugar, no Brasil: Florianópolis, à frente de São Paulo, Curitiba e BH.

Os indicadores que determinam a inteligência de uma cidade e compõe o ranking são: 1- mobilidade, 2- economia produtiva, 3- Educação, 4- saúde, 5- meio ambiente, 6- urbanismo, 7- tecnologia e inovação, 8- energia, 9- empreendedorismo e 10- governança. Todo prefeito, secretário, governador e vereador deveriam se orientar neuroticamente por tais indicadores, mas, antes deles, também seus eleitores.

Há muito que fazer em muitas cidades catarinenses. De todo modo, é considerando o significado de proporção que compreendemos que Santa Catarina é o estado mais promissor do Brasil. Com todas as intempéries – cada vez mais frequentes – o estado produz, pelo esforço de seus trabalhadores e empreendedores, muitos dos melhores índices de desenvolvimento do País. E se cidades de pequeno porte fossem aí incluídas, teríamos várias delas na lista.

Isso ficará mais evidente no próximo artigo, a ser publicado em 2024, após o Carnaval. É quando retornaremos com mais uma jornada anual da Coluna O Brasil como nos parece e, dentro dela, com a coluna SC Think Tank. Feliz Ano Novo a todos os leitores deste conceituado site. Feliz ano novo a todos os catarinenses e que São Pedro nos deixe trabalhar em paz.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?