Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Em ação rápida, policiais de Canoinhas socorrem vítima de infarto na praia de Itapema

Últimas Notícias

Sargentos Turkot e Coutinho faziam rondas durante a Operação Veraneio quando encontraram a vítima caída

- Ads -

Os sargentos da Polícia Militar, Amadeu Pereira Coutinho e Jackson Aurélio Turkot, lotados no 3º BPM de Canoinhas, e que estão atuando na Operação Veraneio, salvaram a vida de uma mulher na cidade de Itapema, no litoral, nesta quarta-feira, 27.

Durante rondas pela avenida Nereu Ramos de Itapema para reconhecerem o setor da praia em que irão trabalhar, os policiais canoinhenses encontraram uma mulher caída e desacordada na calçada e em volta dela, havia várias pessoas, porém, ninguém sabia o que havia acontecido com ela.

Prontamente, o sargento Turkot fez a primeira avaliação da vítima, viu que ela não apresentava sinais vitais e iniciou massagem cardíaca, enquanto que o sargento Coutinho entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), solicitando apoio, e se dirigiu a viatura policial, reforçando pedido de apoio via rádio para a Central de Polícia (Copom).

Uma equipe da Guarda Municipal também se fez presente e auxiliou no atendimento. Continuamente, o sargento Turtkot realizou massagem cardíaca. Durante os primeiros dois minutos de massagem, a vítima já deu uma respirada fundo e quis retornar. Diante desse sinal, os policiais seguiram com a massagem até a pronta chegada do Samu, que prosseguiu o atendimento. Na calçada mesmo, a equipe do Samu usou o desfibrilador na vítima e a colocaram na maca.

Os dois policiais e a Guarda Municipal seguiram nas viaturas e realizaram o deslocamento como batedores da ambulância do Samu, para que ela chegasse quanto antes ao hospital.

No hospital, a equipe médica identificou que a vítima havia sofrido um infarto, sendo revertido o quadro graças o pronto atendimento dos policiais, juntamente com a Guarda Municipal e o Samu.

No momento do atendimento, não foi possível identificar a vítima, pois ninguém a conhecia. Entretanto, ela estava de posse de um óculos de sol e uma chave de um veículo Ford, pertences deixados com a técnica de enfermagem do Samu.

Após ter notícia sobre o estado de saúde da vítima, os policiais deixaram o local e encerrou o apoio.

Durante a madrugada desta quinta-feira, 28, um irmão da vítima comunicou o seu desaparecimento e informou o modelo do carro da vítima. Mais uma vez em rondas, os dois policiais localizaram o veículo da mulher, que bateu com a descrição do irmão. Faltando 30 minutos para acabar o plantão dos policiais, o irmão chegou no local e reconheceu o veículo da vítima. Coutinho e Turkot explicaram a situação e o acalmaram. Ele agradeceu os policiais e foi até o hospital para ver a situação da irmã e identificá-la. Em contato pelo telefone, o irmão segue informando o estado da vítima aos policiais, mas a princípio deu certo e ela está viva.

“Foi uma coisa sem explicação. A equipe médica e o Samu disseram no hospital que se não tivéssemos sido rápidos, teríamos perdido ela. Foi revertida a situação de infarto, a vítima teve suspeita de traumatismo craniano devido à queda, mas a princípio a gente conseguiu reverter o quadro dela. Graças a Deus ela está viva. Em nosso trabalho, a gente apreende droga, apreende arma, prende bandido, mas salvar uma vida foi inexplicável”, contou o sargento Coutinho.

Na tarde desta quinta, o irmão da mulher enviou uma mensagem aos policiais. “Pelo que a médica falou, ela está estável. Há um risco grave que ainda pode ter, mas já estão fazendo medicação para ela voltar porque ela foi induzida ao coma. A princípio é uma coisa para a gente comemorar, no bom sentido de que ela está melhorando. O médico da manhã quando a gente foi lá para fazer o reconhecimento falou enfaticamente: – Agradeça de coração aos soldados que a atenderam, que isso ali salvou a vida dela”, disse o irmão.

Ainda na mensagem, o irmão emocionado agradece: “Ela pode morrer? Pode. É um risco grave, mas se vocês não tivessem feito aquilo, ela teria morrido naquele local. Então eu agradeço do fundo do meu coração vocês. Muito obrigado!”

Sargentos Turkot e Coutinho estão trabalhando na Operação Veraneio em Itapema/Divulgação
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?