Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Chapa única define quem serão prefeito e vice de Bela Vista do Toldo

Últimas Notícias

Eleição está marcada para 13 de dezembro

- Ads -

Uma só chapa apresentou candidatura para a Prefeitura de Bela Vista do Toldo na eleição suplementar marcada para 13 de dezembro. O vereador Valdecir Krauss (UB) será candidato a prefeito e o ex-vereador Osni Alberti (UB) é candidato a vice. Com cinco vereadores, o UB definiu as candidaturas em acordo costurado pelo ex-prefeito Adelmo Alberti que, embora proibido de se aproximar da prefeitura, atuou ativamente para formar a chapa que tem tudo para ser eleita. As inscrições de chapas eram possíveis somente até esta quarta-feira, 29.

Oficialmente, a ata que definiu a candidatura foi lavrada na terça-feira, 28, na casa do prefeito interino e presidente do UB, Gilvane Machado.

Krauss foi candidato a vereador em 2020, mas ficou na primeira suplência do União Brasil (UB). Com a prisão de Vilson Stelzner (UB) em 2021, ele acabou assumindo a suplência desde então.

Tanto Krauss quanto seu candidato a vice, Alberti (primo de Adelmo) são fumicultores.

O edital com a divulgação da chapa foi publicado nesta quinta-feira, 30, e há um prazo de dois dias para impugnação.


INDIRETA

A eleição será indireta, ou seja, somente os vereadores votarão. São nove os que têm direito a voto. Como o UB tem cinco vereadores, restam quatro votos que podem ser em branco, o que, mesmo que ocorra, garante a eleição da chapa única por maioria de votos.

A eleição é uma resposta a extinção do mandato de Alfredo César Dreher (Podemos), preso acusado de receber propina da Serrana Engenharia no âmbito da Operação Mensageiro. Dreher foi eleito vice-prefeito na chapa de Adelmo Alberti (UB) em 2020. Como Alberti foi preso em 2021 na operação Et Pater Filium, ele assumiu o posto interinamente, sendo efetivado no cargo quando Alberti, em um acordo de colaboração premiada, renunciou ao cargo.

Quando preso, a Câmara chegou a conceder licença para Dreher. Contudo, passado o prazo regimental, a Câmara deixou a questão no vácuo enquanto o então presidente da Casa, Gilvane Machado, assumia a prefeitura interinamente.

Com a chapa única composta por integrantes do seu partido, Machado deve voltar à vaga que tem na Câmara de Vereadores.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?