Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Operação apura possível corrupção em contratos do Município de Canoinhas

Últimas Notícias

Um dos detidos era responsável por fiscalizar contratos

- Ads -

A assessoria de imprensa do Ministério Público (MPSC) divulgou na tarde desta sexta-feira, 7, novas informações sobre a operação deflagrada pela manhã na cidade de Canoinhas. O MPSC confirmou tratar-se da 9ª fase da Operação Et Pater Filium, batizada agora de Maus Caminhos. Esta fase investiga possíveis crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva além de lavagem de dinheiro em contratos de pavimentação asfáltica.

Conforme o JMais adiantou, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra o ex-secretário de Planejamento do governo de Beto Passos, João Linzmeier, e contra o ex-vice-prefeito Renato Pike, preso desde março na sétima fase da Operação Et Pater Filium, além de busca e apreensão em uma casa lotérica.

Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Canoinhas a pedido do promotor da Justiça Luan de Moraes Melo, da 3ª Promotoria de Justiça da comarca, em conjunto com a força tarefa criada para investigar crimes de colarinho branco, que conta com o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac).

A partir dos contratos municipais de asfaltamento a organização criminosa teria promovido desvio de recursos públicos. Linzmeier tinha, entre outras funções, a obrigação de fiscalizar os contratos. Ele foi exonerado por Willian Godoy (PSD) pouco depois que Godoy assumiu o Município interinamente.

“O processo segue, até o momento, em segredo de justiça, mas, assim que ocorrer a publicidade dos autos, novas informações serão divulgadas”, diz a assessoria do MPSC.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?