Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Renúncia de Passos adianta processo eleitoral em Canoinhas

Últimas Notícias

Vários nomes já pipocam entre possíveis candidatos

SORTE ESTÁ LANÇADA

- Ads -

COLUNA DE DOMINGO O eleitor precisa ficar atento ao que vai ver nos próximos meses. Ainda é incerto quando, mas parece iminente que Canoinhas tenha novas eleições para prefeito e vice. A renúncia de Beto Passos (PSD) é a senha para Renato Pike (PL) sair fora. O vice-prefeito sabe que se não sair por renúncia vai ter o mandato cassado pela comissão processante da Câmara. A escolha é dele. Parece cada vez mais difícil acreditar que ele consiga três votos entre o que sobrou de aliados na Câmara.

Sendo assim, a sorte está lançada. No MDB Paulinho Basílio vem se preparando para colocar o bloco na rua, mas já enfrenta um empecilho de respeito. Do “quarteto fantástico”, deve sair um candidato. Por mais que Basílio tente capitalizar o que os quatro conquistaram, não é por aí que o eleitor vai olhar. Será difícil para Basilio evitar perguntas sobre o seu mandato como vereador coincidente com o primeiro mandato de Passos e Pike. Embora tenha dado suas estocadas no governo, foi com a ajuda de Passos que Basilio se tornou presidente da Câmara. Ele jura de pé junto que se Passos esperou algo em troca, se deu mal.

Mas não é essa a questão central que torna impossível o apoio do quarteto a Basilio. Os quatro sofreram nas mãos de Passos a cada tentativa de desestabilizá-lo e, agora, querem colher os frutos da derrocada dele. Sob esse prisma, o nome que desponta é de Juliana Maciel (PSDB), vereadora mais bem avaliada na enquete feita ano passado pelo JMais. Marcos Homer (Podemos) apoia a colega. As emedebistas Zenilda Lemos e Tatiane Carvalho estão em cima do muro porque o partido aceita coligar com todo mundo, desde que o MDB seja cabeça de chapa.

Norma Pereira, agora no PSB, não deve desistir do plano que vinha gestando desde antes do terremoto Et Pater Filium, deve ir mesmo à disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Ivan Krauss (Progressistas) é nome natural, já que foi candidato em 2020.

Mas os candidatos não devem se reduzir a número de dois ou três. Willian Godoy (PSD), por exemplo, seria outro nome natural por já estar prefeito.

Uma disputa completamente aberta e imprevisível, com atores de grande poder de articulação de fora, tudo pode acontecer. Está começando a temporada das eleições extraordinárias para prefeito de Canoinhas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?