Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Canoinhas e Major Vieira publicam decretos obrigando uso de máscara nas escolas

Últimas Notícias

Em Canoinhas decreto vale até que 75% dos alunos estejam com esquema vacinal completo

- Ads -

Os prefeitos de Canoinhas, Beto Passos (PSD), e Major Vieira, Adilson Liczcovski (Patriota), assinaram decretos nesta terça-feira, 8, tornando obrigatório o uso de máscaras nas escolas dos municípios por parte dos estudantes. Na semana passada, decreto estadual tornou o uso opcional.

As decisões dos prefeitos seguem a legislação que autoriza os Municípios a tornarem medidas de combate à covid-19 mais restritivas que as do Estado e nunca mais flexíveis.

Em Canoinhas, a medida adotada por Passos contradiz o vice-prefeito Renato Pike (PL), que disse nesta semana no programa Repórter 98, da 98FM, que o Município seguiria os decretos do Estado. Contraria, também, o que havia sido definido no mesmo dia no comitê municipal que avalia e toma decisões relacionadas ao combate à covid.

O decreto traz ainda uma medida polêmica. Em seu artigo primeiro diz que “fica estabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças entre 6 e 12 anos nas escolas do Município de Canoinhas até que 75% dessa faixa etária tenha sido vacinada”. Há um intenso debate sobre a constitucionalidade de se obrigar a vacinação contra a covid.

O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, tem citado a lei (6.259/75) que criou o Programa Nacional de Imunizações para garantir que a vacinação contra covid-19 não é obrigatória, já que a palavra final sobre o caso cabe ao Ministério da Saúde.

O Supremo Tribunal Federal deve decidir em breve se os pais podem deixar de vacinar os filhos por motivos religiosos, filosóficos, morais ou existenciais. O caso em questão trata de pais que alegaram ser veganos e contrários a intervenções medicinais invasivas nos filhos. Houve vitória dos pais em primeira instância, mas a medida foi revertida na instância superior. A decisão do STF terá repercussão geral, ou seja, passará a valer para o país inteiro.



MAJOR VIEIRA

Em Major Vieira, o decreto considera o fato de a cidade estar no nível alto de contaminação por coronavírus e de apenas 26% das crianças de 6 a 12 anos terem tomado a vacina contra a covid. Contudo, o prefeito não condiciona metas de vacinação à revogação do decreto.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?