Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

35% dos MEIs estão inadimplentes em Canoinhas

Últimas Notícias

Existência de débitos pode gerar exclusão do Simples Nacional

- Ads -

Em Canoinhas, 35% dos Microeemprendedores Individuais (MEIs) estão inadimplentes. “Se não houver regularização dos débitos, em janeiro poderão ser excluídos do Simples Nacional”, alerta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas, Luis Mario Dranka.

Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2024, o contribuinte MEI deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento à vista ou parcelamento no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

“A Sala do Empreendedor de Canoinhas está apta a ajudar a regularizar a sua empresa. Venha tirar suas dúvidas e regularizar a sua situação”, garante Dranka. A sala fica no prédio do antigo fórum, na rua Vidal Ramos, no Centro. Você pode falar diretamente com os servidores Luis Anselmo Chagas ou Sandra Pawlowytsch Ferrari.

Mesmo que possua débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e não tenha recebido Termo de Exclusão, é necessário que o MEI regularize suas dívidas para que não seja excluído do Simples Nacional e, consequentemente, desenquadrado do Simei, por este motivo, em momento posterior.

A ciência se dará no momento da primeira leitura, se o contribuinte acessar a mensagem dentro de 45 dias contados da disponibilização do referido Termo, ou no 45º dia contado da disponibilização do Termo, caso a primeira leitura seja feita posteriormente a esse prazo.

O MEI que regularizar a totalidade de suas pendências dentro do prazo mencionado não será excluído pelos débitos constantes do referido Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito. Continuará, portanto, no regime do Simples Nacional e enquadrado no Simei, não havendo necessidade de qualquer outro procedimento, sendo desnecessário o comparecimento em qualquer unidade da RFB.

O MEI que desejar impugnar o Termo de Exclusão deverá encaminhar a contestação dirigida ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, e protocolizá-la via internet, conforme orientado no sítio da Receita Federal do Brasil, menu Serviços > Defesas e Recursos > Impugnar exclusão do Simples Nacional.

O contribuinte MEI que não tenha regularizado, dentro do prazo legal, todos os débitos listados no Relatório de Pendências que acompanha o respectivo Termo de Exclusão, será excluído do Simples Nacional e, automaticamente, desenquadrado do Simei a partir de 1º de janeiro de 2024.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?