sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Vídeo mostra que caminhoneiro invadiu pista de motociclista que morreu na Expedicionários; veja

Últimas Notícias

Silmar Antonio Alves dos Santos tinha 35 anos

- Ads -

Um vídeo gravado pela câmera de segurança de um posto de combustíveis na avenida Expedicionários, no distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas, desmente a versão do motorista do caminhão que bateu em um motociclista perto das 6 horas desta segunda-feira, 7. Silmar Antonio Alves dos Santos, 35 anos, morreu cerca de 40 minutos depois na Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA). Ele era morador da localidade de Serrito.

O vídeo mostra que às 5h54 da manhã desta segunda, o sinaleiro está amarelo quando o caminhão vem da BR-280 sentido centro de Canoinhas e diminui a velocidade para entrar na rua Nazir Cordeiro. Na pista contrária, Silmar pilota sua motocicleta. Tendo a preferência por pretender seguir reto na avenida, ele é atingido pelo caminhão e tem o corpo arremessado para a margem da avenida. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros atenderam Silmar logo em seguida, o encaminharam à UPA, mas ele não reagiu as inúmeras tentativas de reanimação. Seu corpo foi sepultado na manhã desta terça-feira, 8, no Cemitério do distrito de Marcílio Dias. Silmar se dirigia ao trabalho, na empresa CIA Canoinhas de Papel. A empresa fica às margens da BR-280, a poucos metros do local do acidente.


VEJA O VÍDEO



VERSÃO

Às autoridades, o motorista do caminhão disse que o motociclista envolvido no acidente teria furado o sinal vermelho e colidido contra seu veículo. Além de desmentir essa versão, o vídeo mostra que o motorista do caminhão estava totalmente errado ao invadir a pista do motociclista. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, diz o documento.

Pelo que mostra o vídeo, Silmar avaliou que seria possível passar a esquina antes de o sinal mudar para vermelho, ao passo que, mesmo que o sinal estivesse verde, o caminhoneiro não poderia fazer a conversão à direita já que a preferência era de Silmar. Por ser mais lento, o caminhoneiro não tinha chances de converter com o sinal ainda amarelo mesmo que o motociclista não tivesse vindo na pista contrária, interrompendo a conversão.


MEDIDAS

O delegado Rui Orestes Kuchnir explicou que um inquérito foi instaurado para apurar os fatos. As imagens estão sendo analisadas por investigadores da Delegacia. Testemunhas também estão sendo ouvidas. Ao final do inquérito será elaborado um relatório indicando o possível culpado pelo acidente.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?