quarta-feira, 14

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Vídeo: Incêndio em ervateira mobiliza bombeiros em Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -

Incêndio iniciou por volta das 16h

Na tarde desta quarta-feira, 14, equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Canoinhas e Três Barras foram acionadas para combater um incêndio em uma ervateira situada no bairro Barra Grande, na SC 303, em Três Barras. O alerta para a ocorrência foi recebido por volta das 16h, mobilizando quatro equipes para o enfrentamento das chamas.

Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que o incêndio se desenvolvia em um barracão de alvenaria com aproximadamente 75 metros quadrados, onde a erva-mate estava sendo seca. A edificação encontrava-se parcialmente consumida pelas chamas, que se encontravam em fase de crescimento, mas estavam confinadas. Os brigadistas da ervateira conseguiram conter o fogo com uma linha de combate direta a partir de um hidrante.

Após uma avaliação inicial da cena e a análise dos riscos envolvidos, os bombeiros iniciaram o combate ao incêndio utilizando mangueira do caminhão autobomba tanque resgate (ABTR) e uma linha pré-conectada. Com a chegada de mais um caminhão e da caminhonete de combate (auto tanque rebocável – ATR), foi montada uma adutora com duas linhas de ataque, possibilitando um ataque combinado.

O controle e a extinção das chamas foram efetivados após aproximadamente 1h10 de trabalho intenso, seguido por uma fase de rescaldo que durou cerca de uma hora. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 15,5 mil litros de água no combate ao incêndio.

De acordo com o relato de um dos proprietários, que foi o primeiro a notar o princípio do incêndio, o que originou as chamas foi o travamento da esteira do secador de erva-mate devido ao acúmulo de erva, o que levou ao início da queima.

Os bombeiros também realizaram um levantamento fotográfico e coleta de informações para posterior análise pericial, antes de deixar o local em segurança, sob a responsabilidade dos proprietários e seus familiares.

Moradores da região e transeuntes que passavam nas proximidades registraram imagens do incêndio. Acompanhe: