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Vereadores listam em carta sugestões para melhorar atendimento da Saúde de Canoinhas

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Entre as recomendações está abertura imediata de concurso

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Vereadores de Canoinhas leram uma carta a ser entregue à secretária de Saúde, Katia Oliskowski, e ao prefeito em exercício Willian Godoy (PSD), na qual fazem uma série de sugestões para tentar resolver os inúmeros problemas decorrentes das falhas do atendimento médico no Município. Entre as recomendações está a abertura imediata de concurso público e o reforço do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento.

A carta vem depois que o JMais mostrou em reportagem que um paciente ficou dois dias aguardando transferência para um hospital adequado para tratamento vascular. A mesma reportagem mostrou que havia dezenas de pessoas esperando há horas por atendimento nesta segunda-feira, 23. Nesta terça-feira, 24, novos relatos de filas de espera por horas foram feitos ao JMais em relação à UPA.

Leia a carta dos vereadores na íntegra:

“A saúde deve ser sempre prioridade dentro de qualquer Administração Pública, é desumano ver imagens de pessoas que necessitam de tratamento, pois estão com problemas de saúde, aguardando em filas por horas e horas desde a madrugada para serem atendidas, ou mesmo chegando em um Posto de Saúde e não ter atendimento por falta de profissionais. É triste ver mães com os seus filhos no colo aguardando pela chegada de um médico pediatra. Não se pode mais admitir que a saúde pública seja tratada de forma leviana, as pessoas precisam de atenção sempre, principalmente aquelas que necessitam de atendimento médico.


O que queremos é ver as políticas públicas de saúde sendo bem aplicadas em prol do cidadão, e para isso trazemos algumas sugestões que podem ser implementadas com urgência na saúde canoinhense, e essas sugestões nascem da conversa com profissionais técnicos e com o pedido incessante de muitos canoinhenses. Estamos aqui para somar, pois estamos em contato direto com o cidadão que é quem efetivamente sente na pele quando uma política pública não está funcionando adequadamente.


Isso não é uma caça às bruxas tampouco uma perseguição a entidades de saúde do município e seus colaboradores, bem ao contrário, estamos fazendo valer o trabalho para qual fomos eleitos que é de fiscalizar o prefeito, o vice e os secretários municipais. Mas estamos indo além, pois trazemos propostas viáveis para que os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) com o acesso universal e igualitário de forma gratuita para todos possam ser aplicados nas políticas públicas de saúde em Canoinhas, pois como traz o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 ‘a saúde é direito de todos e dever do Estado’.

Sugestões:

1 – Terceiro médico obrigatório durante 6 horas na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA), dando apoio e agilidade no atendimento já prestado pelos dois profissionais médicos que atuam na unidade;
2 – Aditivo contratual com plantonista presencial na área Pediátrica para atendimento na UPA 24 horas;
3 – Retomada dos agendamentos eletrônicos para consultas, diminuindo e até evitando as filas de madrugada nos Posto de Saúde;
4 – Implementação da Lei da Transparência dos Medicamentos, com o objetivo de dar ciência ao cidadão sobre os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS);
5 – Firmar um termo de parceria com as Associações de moradores das localidades do interior do município para que as mesmas possam realizar a limpeza e manutenção dos Postos de Saúde do interior;
6 – Ampliação imediata dos atendimentos de consultadas nos Postos de Saúde do interior;
7 – Disponibilizar nos Posto de Saúde, na UPA e na Policlínica Municipal uma listagem com os nomes dos profissionais médicos e sua carga horária de atendimento contratada pelo município, respeitando as orientações do Conselho Regional de Medicina;
8 – Abertura de um concurso público para contratação de mais equipes de saúde;
9 – Regulamentação das consultas médicas nos postos de saúde por livre demanda, e não por quantidade de fichas diárias, respeitando as normas de saúde dos profissionais, de acordo com orientação dos respectivos conselhos
10 – Alteração do contrato número 064/2021 do HSCC com o município, a fim de que os plantonistas 24 horas (médicos especialistas) trabalhem exclusivamente no plantão;
11 – Retorno dos atendimentos dos especialistas de sobreaviso e dos plantonistas 24 horas nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento;
12 – Pedir a restituição dos valores pagos ao HSCC (contrato 64/2021) devido as especialidades contratadas com exigência de Registro de Qualificação de Especialidade que não foi cumprida;
13 – Readequação e ampliação do Programa Remédio em Casa.”

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