sábado, 3

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Vereadores cobram DNIT sobre trecho da BR-280 marcado por vários acidentes

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Trecho fica no Alto da Pedra Branca

PERIGO

O vereador Maurício Zimmermann (PL) teve aprovado na sessão desta segunda-feira, 16, da Câmara de Vereadores de Canoinhas, um requerimento solicitando o envio de ofício ao engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) de Santa Catarina, com base em um relatório elaborado pela Unidade Operacional de Canoinhas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que utilizou dados do sistema PRF Analytics e a experiência prática dos policiais, constatando um aumento significativo no número de acidentes com vítimas em determinado trecho da rodovia.

Este segmento compreende os kms 239 e 236 da BR-280, com destaque para o km 237, localizado na região conhecida como Pedra Branca.

No levantamento realizado, foi identificado que nos últimos três meses ocorreram três acidentes com vítimas, sendo que, no dia da elaboração do relatório, mais dois acidentes foram registrados, incluindo um com morte, totalizando cinco acidentes em um mês. “Ressalta-se que tais números não contemplam acidentes com apenas danos materiais, o que reforça a gravidade da situação”, reforçou Zimmermann.

O vereador sugere três medidas:

1- Instalação de placas de sinalização indicando: “Curva Acentuada à Esquerda”, “Pista Escorregadia”, “Curva com Alto Índice de Acidentes”, Numeração regressiva (5, 4, 3, 2, 1) para alertar os condutores sobre a proximidade da curva;

2- Placas informativas sobre o trecho com alto índice de acidentes;

3- Instalação de lombada eletrônica no km 237, onde os acidentes são mais frequentes.

“Essas intervenções são essenciais para alertar os condutores, reduzir a velocidade e minimizar os riscos de novos acidentes, sobretudo em condições adversas de clima e visibilidade”, afirma o vereador.





ÚLTIMA SESSÃO

A Câmara de Canoinhas faz na noite desta terça-feira, 17, a última sessão da atual legislatura. Despedem-se do Legislativo, Maurício Zimmermann (PL), Osmar Oleskovicz (PSD), Wilmar Sudoski (PSD), Willian Godoy (PSD), Adilson Steidel (PL), Zenilda Lemos (UB) e Silmara Gontarek (UB). Os outros três retornam ano que vem.




SECRETARIADO

Começou a dança das cadeiras para 2025 na Prefeitura de Canoinhas. O governo não muda, mas algumas secretarias devem ganhar novos comandantes. Convidado pela prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), James Brey (UB) deve assumir a Secretaria de Educação, abrindo espaço para o ex-vereador Edmilson Verka (UB) na Câmara. Ele é o primeiro suplente do UB.

A atual secretária, Sonia Stelzner, deve ir para a Coordenadoria Regional de Educação para trabalhar ao lado de Rosecler Erzinger, recém-nomeada coordenadora regional.





DEMITIDOS (nota retificada)

Os servidores comissionados da Fundação Cultural de Canoinhas não foram todos exonerados no fim de semana conforme trazia a primeira versão desta coluna. A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) nega que tenha ocorrido exoneração de servidores.







MÉRITO

Apesar de ter aprovado em primeira votação projeto de lei que concede o título de cidadão honorário ao médico Odair Camargo na sessão desta segunda, 16, da Câmara, a segunda votação vai ficar para 2025, ou, quem sabe um dia.

Não que Odair não mereça, mas os vereadores avaliaram que como ele vários outros médicos merecem o título, alguns, inclusive, com muito mais anos de serviços prestados.

Em sua fala na tribuna, o autor do projeto, Willian Godoy (PSD), deixou claro que se tratava de uma questão pessoal. “Cuidou muito bem da minha mãe”, afirmou, o que definitivamente não é requisito para concessão do título.

Este seria o terceiro título que a Câmara daria neste final de ano por indicação de Godoy, que deixa a Câmara nesta terça.






ALESC

Deputado Volnei Weber / Solon Soares/Agência AL

A disputa interna no MDB pela indicação do nome que ocupará a vice-presidência na chapa encabeçada por Júlio Garcia (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reflete um cenário típico de tensões partidárias em momentos decisivos. O partido, que já garantiu a vaga de vice, agora enfrenta o desafio de alinhar interesses internos, conforme registra o colunista do ND+, Paulo Rolemberg.

O deputado Volnei Weber tem deixado claro que deseja ser o nome indicado do partido, mas, na última semana surgiu o nome do deputado Fernando Krelling, líder do partido na Alesc.