quinta-feira, 8

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Vereadoras representam Três Barras no 1º Fórum Catarinense de Prevenção da Crueldade Animal

Últimas Notícias

- Ads -

Uma das principais novidades do fórum foi o lançamento do edital do programa Pet Levado a Sério

No dia 30 de abril, as vereadoras Daniela e Suelen, da Câmara Municipal de Três Barras, marcaram presença no 1º Fórum Catarinense de Prevenção da Crueldade Animal, realizado no auditório da Granfpolis, em Florianópolis. O evento foi promovido pelo Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea estadual). Essa iniciativa fez parte da campanha Abril Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população e prevenir os maus-tratos contra os animais.

Uma das principais novidades do fórum foi o lançamento do edital do programa Pet Levado a Sério. Com um investimento de R$ 18 milhões, essa iniciativa busca promover o bem-estar animal em 281 municípios catarinenses com até 100 mil habitantes, abrangendo 95% do território do estado. O programa prevê a realização de 90 mil castrações de cães e gatos entre 2025 e 2026, além de microchipagem, ações educativas e capacitação para gestores municipais em relação ao controle populacional e à guarda responsável dos animais.


Lançamento do programa Pet Levado à Sério/Leo Munhoz/Secom


O evento reuniu uma variedade de participantes, incluindo gestores públicos, especialistas, representantes da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar, além de organizações da sociedade civil.

Um dos momentos mais destacados foi a palestra da delegada Mardjoli Adorian Valcareggi, que lidera a Delegacia de Proteção Animal. Ela abordou a importância das parcerias entre instituições e apresentou a Teoria do Elo, que relaciona os maus-tratos a animais a outras formas de violência.

O fórum também trouxe à tona o Protocolo Estadual de Maus-Tratos, que define diretrizes para uma atuação integrada entre os órgãos públicos na proteção dos animais.