Elas apontam a necessidade de acelerar a entrega de uniformes
EDUCAÇÃO
As vereadoras de Canoinhas, Tatiane Carvalho (MDB) e Kátia Oliskowski (Rep) apresentaram um requerimento que busca informações sobre medidas de segurança implementadas nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. O pedido foi direcionado à prefeita em exercício, Zenilda Lemos (UB), e ao secretário de Educação, James Luis Brey.
As vereadoras querem saber se escolas e CEIs implementaram botão do pânico com um aplicativo conectado à Polícia Militar. Além disso, solicitam informações sobre a implementação de um sistema de monitoramento por câmeras em tempo real, a ampliação dos treinamentos para professores e educadores, a atualização dos planos de contingência com a ajuda da Polícia Militar e a realização de simulados de emergência nas unidades de ensino.
Outro ponto abordado no requerimento é se há reforço nas rondas diárias feitas pela Polícia Militar, a conclusão da construção ou substituição de muros nas escolas e a instalação de portões com detectores de metais. As vereadoras também mencionam a importância de fornecer uniformes escolares para facilitar a identificação de pessoas estranhas no ambiente escolar.
Além disso, elas solicitam que as informações sejam apresentadas de forma detalhada por escola, incluindo prazos de execução das ações que ainda estão em andamento e os responsáveis por cada uma delas. O requerimento também inclui pedidos de informações sobre a contratação de profissionais de segurança para atuar nas escolas da rede pública municipal e esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas para cumprir a Lei nº 6.868, de 27 de julho de 2023, que trata da instalação de câmeras de monitoramento nas escolas públicas municipais.
“Sei de alguém em Canoinhas que falou em entrar em uma escola”
do vereador Gil Baiano (PL), causando alarde nos colegas vereadores na sessão desta terça, 8
DIGA AO POVO…
A ex-vereadora Norma Pereira, ao que tudo indica, vai se manter na presidência do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC). A vontade dela é de ficar. Os R$ 500 mil que conseguiu recentemente com a deputada federal Ana Paula Lima (PT) a animou.
… QUE SAIO
Os médicos urologistas que atendem a procedimentos eletivos no Hospital Santa Cruz de Canoinhas desistiram de atender na unidade e vão retirar seus equipamentos avaliados em mais de R$ 1,5 milhão. Ocorre que o HSCC firmou acordo para atender pacientes de Major Vieira, o que irritou os médicos que, a priori, aceitaram atender pacientes de Canoinhas e não de cidades vizinhas. Eles devem se instalar no Félix da Costa Gomes, hospital de Três Barras.
A VOLTA

O retorno das férias de Juliana Maciel Hoppe (PL) terá uma missão importante logo de cara: avaliar o desempenho de Zenilda Lemos (UB) como prefeita interina. Juliana quer estar certa de que a vice cumprirá com êxito os quase dois anos de mandato se de fato ela renunciar para concorrer a uma vaga na Assembleia ano que vem.
ASSESSORA
A candidata à prefeitura de Bela Vista do Toldo nas eleições de 2024, Rosiani Karvat Tisczka, não ficou chupando o dedo com a derrota para Carlinhos Schiessl (MDB). Ela atualmente exerce um cargo comissionado no gabinete da deputada estadual Paulinha (Podemos), conforme informações disponíveis no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Rosiani está registrada como servidora de apoio parlamentar externo, com cidade-sede em Bela Vista do Toldo.
REGALIA PARTIDÁRIA
O Governo do Estado enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que traz mudanças importantes na isenção de IPVA para partidos políticos e suas fundações. A nova proposta estabelece que o benefício só será concedido se algumas condições forem atendidas. Entre essas condições, estão a necessidade de regularidade contábil, a proibição da distribuição de lucros e a obrigatoriedade de que os veículos sejam usados para atividades relacionadas às finalidades dos partidos. Essa iniciativa visa alinhar a legislação catarinense com o que já é exigido pela Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional, que pedem essas comprovações para a concessão da imunidade tributária. Vale lembrar que, até agora, a lei em Santa Catarina permitia a isenção sem a necessidade de comprovações.
POSSE
Na sexta-feira passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região recebeu a visita do presidente, desembargador João Batista Silveira, para a cerimônia de posse do novo diretor da Justiça Federal em Santa Catarina, Jairo Gilberto Schäfer. A juíza federal Erika Giovanini Reupke assume a vice-direção. Jairo e Erika sucedem Henrique Luiz Hartmann e Rodrigo Koehler Ribeiro, que estavam à frente dessas funções até agora. A expectativa é que a nova equipe traga inovações e melhorias para a Justiça Federal no estado.
DEPUTADA X PADRE
A comunidade do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, famosa por abrigar o mais antigo e icônico santuário do sul do Estado, se viu no centro de uma nova polêmica, desta vez envolvendo um de seus padres. O padre Bento Zilli fez uma referência, sem citar nomes, a deputada federal Julia Zanatta (PL), citando seu infame arquinho na cabeça para criticar quem votou contra a igualdade salarial entre homens e mulheres. Alguns fiéis, visivelmente incomodados, se levantaram e deixaram a celebração, demonstrando o desconforto com as palavras do religioso.
Nas redes sociais, Julia não só citou o nome do padre como o chamou de “marxista, esquerdista” e usou um vídeo do finado Olavo de Carvalho, espécie de guru da direita, para chamar o padre de filho da p***.
91%
foi quanto caiu a compra de armas no governo Lula em contraponto ao liberal geral de Jair Bolsonaro