Cooperativa se queixa de pouco material para trabalhar
RECICLÁVEL
O vereador Césão do Táxi (MDB) trouxe à tona uma preocupação que vem crescendo com relação à Cooperativa de Recicláveis, que opera no Campo d’Água Verde: falta material reciclável. O barracão da cooperativa está quase vazio, levantando a questão sobre o destino do reciclável coletado diariamente na cidade.
Césão fez questão de destacar que essa situação afeta diretamente 19 famílias que dependem do trabalho na cooperativa. “Do que essas famílias vão viver?”, questionou o vereador.
Além disso, ele relatou que, ao procurarem o secretário do Meio Ambiente, os funcionários da cooperativa têm enfrentado desrespeito. Segundo eles, o secretário os teria mandado “calar a boca” e feito comentários desdenhosos sobre a escolaridade deles, o que gerou revolta entre os envolvidos. A coluna procurou a prefeitura, mas até o fechamento deste texto, uma resposta não havia sido enviada.
André Flenik (PL) acredita que a situação pode estar relacionada ao trabalho de catadores autônomos, que estão retirando o material reciclável das casas antes da chegada do caminhão da Versa, que é responsável pela coleta e destinação dos recicláveis para a cooperativa.
Questionada pela coluna, a assessoria de imprensa da prefeitura de Canoinhas afirmou que o secretário Agostinho Machado jamais falou desta forma com as cooperadas ou com qualquer outra pessoa. Segue a nota: “Quem o conhece sabe da sua índole e caráter e que jamais faria isso. Elas são respeitadas, sim, quando estão na prefeitura. Tanto que no dia 31 de março participaram de uma reunião no gabinete com a presença do secretário e do chefe do gabinete. O serviço contratado pela prefeitura de Canoinhas leva o reciclado para a cooperativa, que no ano passado não conseguiu triar a demanda do material recebido chegando inclusive a recusar resíduos e, por isso, outra empresa foi credenciada para garantir a destinação ambientalmente correta dos recicláveis. Neste ano, com o aumento do valor do material, os coletores independentes de outros municípios estão recolhendo os resíduos antes mesmo da passagem do caminhão da Versa.”
QUESTÃO DE HIERARQUIA

Durante o evento comemorativo aos 190 anos da Polícia Militar nesta terça-feira, 6, no 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas (BPM), a vereadora Tatiane Carvalho (MDB) foi chamada para falar em nome da Câmara. Isso na frente do presidente do Legislativo, Marcos Homer (PL).
Homer, que estava com o discurso pronto, disse que ficou sem entender a atitude do protocolo.
Questionada pela coluna, a assessoria de imprensa do 3º BPM disse que a vereadora Tatiane Carvalho discursou “visto que esta representou o deputado estadual Antidio Lunelli (MDB), parlamentar responsável pela destinação de uma emenda parlamentar para a aquisição de uma viatura para a Rede Rural de Segurança.”
HOMENAGEM

O cabo Gean Carlos Pavan foi homenageado por uma atitude tomada no dia 2 de março, quando multou um motorista aparentemente embriagado em Bela Vista do Toldo, onde está lotado. Naquele dia, o prefeito Carlinhos Schiessl (MDB) tentou intimidá-lo, afirmando que ele não trabalharia mais na cidade se não aliviasse para o motorista, afilhado do prefeito, que o chamou para intervir na ocorrência.
A referência elogiosa lembra que Pavan estava trabalhando sozinho naquele dia, mas “mesmo diante de um cenário delicado e sob pressão, o cabo Pavan manteve-se firme, demonstrando grau de profissionalismo, equilíbrio emocional e domínio técnico, conduzindo todos os procedimentos com respeito à legalidade e ao interesse público.”
A ação só veio a público porque foi gravada pelo telefone celular particular do policial.
FAZENDO ESCOLA
Embora a tentativa do prefeito de Bela Vista do Toldo ter naufragado, não coibiu o famoso “sabe com quem você está falando” aqui na região.
Recentemente, um parente de autoridade local pego na irregularidade, de tudo fez para escapar de multa por conduzir motocicleta sem capacete.
PRA QUE CONVITE?

Esta é a primeira vez em décadas que a imprensa não é convidada para evento comemorativo de aniversário da Polícia Militar, que acontece religiosamente todos os anos.
Questionada do porquê de ter excluído a imprensa dos convidados, a assessoria do 3º BPM disse que “foi publicado nos stories do Batalhão o convite”. Conclui-se que todos os que lá compareceram foram atraídos pelo stories do Instagram do BPM.
MILITAR
A possível transformação do Colégio Estadual Santa Cruz, de Canoinhas, em escola cívico-militar, modelo criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, é pauta de uma reunião nesta quarta-feira, 7, às 19h, na sede da escola. Pais e responsáveis foram convidados. A reunião é deliberativa, ou seja, haverá uma votação para ver quem concorda e discorda.
O Santa Cruz é um dos colégios com maior evasão do Município. A ideia é que o novo modelo atrais mais alunos.
FEDERAÇÃO

Ocorreu no gabinete do deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) na Assembleia Legislativa, o primeiro encontro da bancada da União Progressista. Deputados estaduais do União Brasil e do Progressistas, o deputado federal, Fábio Schiochet, que preside o UB no estado, e o prefeito de Pescaria Brava, Henrique Castro (Progressistas) discutiram os primeiros encaminhamentos da federação no estado. O senador Esperidião Amin (Progressistas) foi convidado, mas não compareceu por ter passado por um procedimento médico.
SAÚDE
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Neodi Saretta, fez um alerta contundente durante discurso nesta terça-feira, 6: “o Estado precisa agir com urgência para evitar um colapso na rede pública de saúde”. O parlamentar solicitou a contratação emergencial de leitos de UTI diante do alto índice de ocupação registrado no sistema.
Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges), Santa Catarina conta com 1.434 leitos de UTI vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais apenas 128 estavam disponíveis no momento do levantamento, o que representa uma taxa de ocupação de 91,1%. A situação é especialmente crítica em algumas regiões: na Foz do Rio Itajaí, apenas um leito pediátrico está disponível, e todos os leitos adultos e neonatais estão ocupados. Já no Grande Oeste, com cerca de 700 mil habitantes, restam apenas sete leitos: um adulto, três pediátricos e três neonatais. Os dados são desta terça-feira, dia 06.
Em abril, Santa Catarina registrou 755 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que 159 pacientes precisaram de internação em UTI. Diante desses números, Saretta propôs uma ação imediata por parte do governo estadual: “Sugiro ao Estado a contratação emergencial de mais leitos de UTI, principalmente nas regiões mais afetadas. É uma forma de prevenir o que está por vir, já que o frio ainda não chegou com intensidade e sabemos que a lotação hospitalar nessa época é frequente”, enfatiza Saretta.