Disputa apertada teve eleita com 17 votos a mais que segundo colocado
A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Canoinhas foi bastante apertada. Com uma diferença de apenas 17 votos em relação ao segundo colocado, a chapa 101, liderada pela advogada Eliane Meiners, foi a vitoriosa. Ela venceu com 51,72% dos votos, o que corresponde a 150 votos. O segundo colocado foi o candidato da chapa 102, o advogado Anderson Bernardo do Rosário. Ele obteve 45,86% dos votos, total de 133 votos. Seis pessoas votaram em branco e uma pessoa anulou o voto.
Somando somente votos válidos, a chapa 101, União, Trabalho e Transformação somou 53% dos votos ao passo que a chapa 102, Muda OAB: Por uma ordem forte e independente fez 47% dos votos.
Em entrevista por email antes da votação, Eliane expôs sua trajetória e quais são seus principais planos para a entidade:
“Sou advogada há dezesseis anos, e há quinze me dedico ao voluntariado da Ordem. Iniciei representando nossa instituição em conselhos municipais, na sequencia integrei o sistema em funções como: membro de comissões da subseção e da seccional, presidente da comissão OAB Vai à Escola, secretária-geral, membro da 2ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina e, na última gestão, conselheira estadual da OAB/SC. Ser presidente de subseção não era um objetivo lá atrás, mas passou a ser quando convivi com pessoas que têm a mesma paixão que eu pela advocacia e pela nossa instituição. Muitos foram aqueles que me inspiraram, com destaque para Dr. Ivo Suchek, Viviane Ferraresi e Renato Cepeda, além dos meus pares no conselho estadual. Após muito observar e aprender, hoje tenho segurança para enfrentar esse desafio que é a gestão da 17ª subseção, ao lado dos demais integrantes da chapa 101, porque conheço o sistema, sei da dedicação necessária para atender os advogados, bem como o caminho a ser percorrido para buscar a implantação das nossas metas de gestão e a resolução dos problemas que surgirem.
Segundo a nova presidente da OAB Canoinhas, “as propostas da chapa 101 reúnem a entrega de ações efetivas para melhorar as condições para o pleno e adequado exercício da advocacia. Compreende ainda projetos e medidas que visam unir os advogados da subseção, integrar os jovens advogados trazendo a eles um real sentimento de pertencimento, o fortalecimento da advocacia a nível regional em parceria com as subseções vizinhas, a capacitação da advocacia, em especial quanto aos desafios trazidos pela utilização da inteligência artificial, entre outros.”
ESTADO

O advogado Juliano Mandelli (foto), da Chapa 3 – União, Trabalho e Transformação venceu as eleições da OAB de Santa Catarina. O resultado foi divulgado pelo presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SC, Marcos José Cattani, no final da tarde desta sexta-feira, 22. Foi ele, também, quem anunciou o resultado de todas as subseções do Estado, em live transmitida pelo YouTube.
A Chapa 3, consagrada vencedora da Seccional OAB-SC, teve 18.550 votos, equivalentes a 56,71% do total. A adversária, Chapa 1 – “Muda OAB”, teve 10.717 votos, ou 32,76%. Os votos brancos representaram 4,35% e os nulos, 6,18%.
Juliano tinha o apoio da atual presidência da OAB/SC, comandada por Claudia Prudêncio. Ele disputou as eleições com Vivian de Gann, da Chapa 1. Inicialmente, Rodrigo Curi também iria disputar o pleito pela Chapa 2 – “Basta”, mas ele teve a chapa anulada um dia antes da eleição.
Do total de 36.706 eleitores habilitados, foram às urnas nesta sexta 32.710 advogados inscritos na OAB, o que representa uma taxa de abstenção de 10,89%.