Segundo secretário de Administração, transporte público está garantido
Depois de dizer que não havia sido informado sobre a decisão do Coletivo Santa Cruz de suspender o transporte público de passageiros em Canoinhas, o Município agiu rápido e, sob pressão, emitiu nota menos de uma hora depois de o JMais publicar reportagem sobre o assunto, afirmando que vai promover uma intervenção no Coletivo.
“A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, assinou decreto de situação de emergência relacionado ao transporte público após a empresa responsável informar que não tem mais interesse em operar as linhas no município.
Com o decreto, o Município está realizando a intervenção da empresa Coletivo Santa Cruz para garantir que a população tenha o serviço público até que uma nova prestadora seja contratada.
A direção da empresa ficará sob responsabilidade de uma comissão de intervenção. Informamos que as tarifas continuam sem alteração.
Ressaltamos o nosso compromisso com as famílias canoinhenses em oferecer serviço público sempre com transparência”, diz a nota emitida pelo Município. Não haverá nenhuma alteração de linhas nem no valor da tarifa.
Segundo o secretário interino da Administração, Carlos Eduardo Vipievski, a medida consiste em o Município encampar toda a estrutura administrativa do Coletivo. A partir de segunda-feira, 27, os funcionários e veículos que prestavam serviço pelo Coletivo passam a fazê-lo pelo Município, que vai administrar o serviço por meio de uma comissão de intervenção, a fim de garantir o transporte. Esse tipo de intervenção já aconteceu com a Transportes Santa Cruz quando os administradores da empresa foram presas no escândalo do transporte escolar descoberto pelo Operação Et Pater Filium. Tanto o Coletivo Santa Cruz quanto a Transportes Santa Cruz pertencem à mesma família.
Vipievski diz que a medida emergencial vai permitir ao Município ter real dimensão do problema relacionado ao transporte público como forma de ter subsídios a fim de lançar um edital de licitação para contratar uma nova empresa para prestar o serviço público.
CONTRAPONTO
O empresário Rodrigo Dams, do Coletivo Santa Cruz, diz que a empresa concorda com a intervenção e que vai colaborar com o Município.
Portanto, todas as linhas funcionarão normalmente nesta segunda-feira, 27. Para o usuário nada muda.