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maio

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2025

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SC-477: Trecho entre Canoinhas e Monte Castelo é liberado 6 meses antes do prazo com pavimento novo

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A maior parte do trecho recebeu pavimento rígido em concreto com espessura de mais de 22 centímetros

Os 34,5 quilômetros de extensão da SC-477, entre Canoinhas e o acesso à BR-116, em Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense, já estão prontos e, liberados para o tráfego de veículos. A maior parte do trecho recebeu pavimento rígido (em concreto) com espessura de mais de 22 centímetros. Neste tipo de piso, os trabalhos estão 99% concluídos. Nos trechos de pavimento flexível (nas áreas urbanas), a obra está 100% pronta. Isso tudo seis meses antes do prazo.

Essa é mais uma obra do Programa Estrada Boa, o maior da história rodoviária de Santa Catarina. Agora começaram as pinturas de sinalizações horizontais e a implantação das placas de sinalizações verticais. Ainda estão em execução algumas sarjetas e recuos para ônibus no trajeto. Detalhes que, após estarem concluídos, possibilitarão a inauguração da obra pelo governador Jorginho Mello.

A Celesc também já retirou todos os postes do km 1 ao km 1,5, facilitando o andamento dos trabalhos. “O concreto é mais caro do que o asfalto, mas como dura mais, no fim das contas sai mais barato. O Programa Estrada Boa está recuperando e implantando dezenas de obras em todas as regiões. Onde precisa de asfalto novo a gente coloca, onde o movimento é bruto, concreto”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL).

“Estamos falando de uma das obras mais complexas do Estado e praticamente pronta seis meses antes do prazo,” pontuou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, lembrando que esse trecho da SC-477 estava há 30 anos sem receber qualquer investimento por parte do Governo do Estado. Em fevereiro deste ano, o governador Jorginho Mello deu a ordem de serviço e a obra já está praticamente pronta.

A SC-477,  importante corredor logístico no Planalto Norte de Santa Catarina, teve seus 34,5 km totalmente liberados para tráfego

POSTO

A SC-477 terá um posto da PMRv, que já está com projeto arquitetônico pronto, com uma balança para pesagem de caminhões. “Isso é fundamental. Não adianta o governo investir milhões numa obra dessas se os usuários não respeitam a lei e trafegam com cargas bem acima do peso permitido, o que danifica muito mais rapidamente a rodovia”, alertou o coordenador regional da SIE, engenheiro André Torrens.

PASSO A PASSO DA OBRA
Terraplenagem
Pavimentação
trecho rural – pavimento rígido
trecho urbano – pavimento flexível
3,07 km de Faixas Adicionais
5 Interseções
Acesso bairro Água Verde
Acesso a Bela Vista do Toldo
Acesso ao Hospital de Major Vieira
Acesso a Major Vieira / km 33+680
2 Travessias Urbanas
km 0+000 ao km 1+430
km 21+260 ao km 22+260

ESTRADA BOA

O Programa Estrada Boa tem além das obras estruturantes (restauração em concreto, restauração em asfalto, duplicação, pavimentação e implantação) mais de 50 obras em simultâneo, com calendário de finalização previsto para 2025 e 2026.