24 de agosto de 2021
Folha de S.Paulo
Bolsonaro insufla protestos; governadores pedem diálogo
Isolado nos ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal), Jair Bolsonaro radicaliza o discurso e inflama os atos de apoio ao governo marcados para o 7 de Setembro.
Avisados do risco de infiltração de bolsonaristas nas Políciais Militares, governadores pedem trégua e querem encontrar o presidente para estancar a crise institucional.
A apresentação por Bolsonaro do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na sexta-feira (20), elevou a tensão entre os Poderes. Nesta segunda (23), o presidente voltou à velha pauta do voto impresso.
- São Paulo terá passaporte de vacina em grande evento
- Estados querem compensação para apoiar texto do IR
- Estudo vê avanço de fake news a partir de 2015
- Governo define as regras para racionar energia
- Doria fala em indisciplina e afasta coronel bolsonarista
- Fumaça de queima agrava casos de covid-19 no Norte
- Eventos climáticos deixam mortos no México e nos EUA
O Estado de S.Paulo
Doria afasta coronel; PMS em atos preocupam governadores
O chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de SP, coronel Aleksander Lacerda, foi afastado por determinação do governador João Doria (PSDB). A decisão foi tomada após o Estadão informar que o oficial usou rede social para fazer críticas ao STF, a Doria e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Lacerda pediu a participação de “amigos” nas manifestações do dia 7 de setembro, postura que se repete com relação a militares de pelo menos outros cinco Estados (RJ, SC, ES, CE e PB). A preocupação com os atos foi um dos assuntos de reunião, ontem, de 25 governadores. Sobre o 7 de Setembro, eles disseram que não se trata de impedir a livre manifestação de expressão. O que tem marcado a organização de atos autoritários são os apelos por ruptura institucional, com ameaças de invasão do STF. Os governadores decidiram propor a Jair Bolsonaro e aos outros chefes de Poderes uma reunião de pacificação e de normalização institucional do País.
- Bolsonaro recua de veto ao orçamento secreto
- Cidade de SP terá ‘passaporte da vacina’ em eventos e jogos
- Energia já subiu 7% no ano, fora a bandeira tarifária
- Patrocinadores pressionam CBF no caso Caboclo
O Globo
Governadores alertam para ação política das PMs
Reunidos por videoconferência, 25 governadores discutiram, na manhã desta segunda-feira, o papel da Polícia Militar diante do clima de instabilidade política dos últimos dias. O alerta veio a partir do que ocorreu em São Paulo, quando um comandante regional da PM foi afastado pelo governador João Doria por fazer chamamentos para os atos previstos para o dia 7 de setembro, atacar o STF, o governador de SP e o presidente do Senado.
- Orçamento será usado para acalmar temor fiscal
- Perto da recondução pelo Senado, Aras encara ‘fogo amigo’
- Sob pressão, governo desiste de veto a emendas de relator
- Biden é pressionado para adiar saída do Afeganistão
- Cientistas aprovam combinação de diferentes vacinas