quarta-feira, 9

de

julho

de

2025

ACESSE NO 

TCE alerta quatro municípios da região por arrecadação baixa e gasto acima do previsto com servidores 

Últimas Notícias

- Ads -

Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União e Timbó Grande estão entre 73 cidades alertadas

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado após verificar que algumas não alcançaram as metas bimestrais de arrecadação e que outras estão com despesas de pessoal acima dos limites permitidos, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre estes Municípios estão Bela Vista do Toldo e Irineópolis.

Até a semana passada, a Diretoria de Contas de Governo (DGO) publicou 104 alertas no Diário Oficial Eletrônico, direcionados a 68 municípios. Desses, 36 receberam alertas tanto no primeiro quanto no segundo bimestre por apresentarem arrecadação abaixo do esperado. É o caso de Bela Vista do Toldo. Irineópolis recebeu alerta no primeiro bimestre e Porto União no segundo bimestre (veja a lista completa abaixo).

No que diz respeito às despesas com pessoal do Poder Executivo, 14 cidades foram notificadas por ultrapassarem os limites estabelecidos pela LRF em relação à receita corrente líquida (RCL) dos últimos 12 meses, entre eles Timbó Grande. O limite máximo permitido é de 54%. Segundo os dados da DGO, oito municípios chegaram ou superaram o limite de alerta (90%), cinco atingiram o limite prudencial (95%) e um chegou ao limite máximo (100%).

A LRF impede certas ações quando a despesa total com pessoal ultrapassa 95% dos 54% da RCL. Essas ações incluem a concessão de aumentos e reajustes salariais, a criação de novos cargos, alterações que resultem em aumento de despesas, contratações de pessoal e o pagamento de horas extras.

Caso a arrecadação esteja abaixo do previsto e não permita que as metas fiscais sejam cumpridas, a LRF determina a limitação de empenho e movimentação financeira no mês seguinte, com base nas diretrizes orçamentárias.

As notificações foram geradas a partir das informações enviadas pelos próprios municípios ao TCE/SC, por meio do sistema e-Sfinge. Até o dia 2 de julho, 243 cidades enviaram dados do primeiro bimestre de 2025 e 220 do segundo.

Leonardo Valente Favaretto, assessor técnico da DGO, explicou que os alertas são emitidos conforme os dados são recebidos. Ele ressaltou a importância dessas informações para a geração das notificações, afirmando que, sem os dados, o TCE/SC não consegue emitir alertas.




CONTRAPONTO

Procurados pela reportagem, os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), e de Timbó Grande, Ari Galeski (UB), disseram que vão analisar os dados para se pronunciar.

Já as prefeituras de Irineópolis e Porto União não retornaram os pedidos de entrevista.