Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 13

de

julho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina

Últimas Notícias

Previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira, 25

- Ads -

A segunda-feira, 24, começou sob influência de uma frente fria que provocou chuvas intensas, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em diversas regiões de Santa Catarina. A combinação de fluxo de ar quente e úmido acentuou esses fenômenos, especialmente entre o Extremo Oeste e a Grande Florianópolis, onde os volumes de chuva podem atingir de 50 a 80 milímetros, com picos superiores a 100 milímetros em áreas destacadas no mapa meteorológico da Defesa Civil.

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira, 25, com a frente fria se estabilizando sobre o estado. Embora o risco para ocorrências meteorológicas graves seja baixo, a Defesa Civil permanece vigilante.

Desde a noite de domingo, 23, até a manhã desta segunda-feira, 24, o município de Abelardo Luz chegou a 70 milímetros, Bom Retiro 68.4 milímetros e Vidal Ramos 59.9 milímetros, nas últimas 6 horas, conforme dados da tabela de monitoramento.

CONDIÇÃO HIDROLÓGICA

Preocupada com os volumes de chuva previstos, a Defesa Civil adotou medidas preventivas na Barragem Oeste, em Taió. Seis comportas foram fechadas antecipadamente entre domingo, 23, à noite e segunda-feira de manhã, com o objetivo de evitar elevações repentinas nos níveis dos rios do Alto e Médio Vale da região. Embora não haja previsão imediata de inundação gradual, existe o alerta para possíveis enxurradas em rios menores, córregos e ribeirões.

A decisão de fechar as comportas foi embasada em modelos hidrológicos que monitoram os níveis dos cursos d’água. A medida visa assegurar a segurança da população diante das adversidades climáticas previstas para os próximos dias. As equipes de monitoramento da Defesa Civil continuam atentas para avaliar qualquer mudança na situação e tomar novas providências, se necessário.

Os catarinenses são aconselhados a acompanhar as atualizações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.



Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.


Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?