domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Saúde e Fundação Hospitalar promovem ações para fortalecer a importância do aleitamento materno

Últimas Notícias

Evento fez parte da campanha Agosto Dourado em Três Barras

- Ads -

Um dos momentos mais preocupantes e desafiadores para as mamães é o retorno ao trabalho após o fim da licença maternidade. Esse período, inclusive, gera mudança de rotina para a lactante e o bebê, bem como influencia diretamente a continuidade do aleitamento materno exclusivo.

A fim de abordar a luta e o incentivo à amamentação e o simbolismo da campanha Agosto Dourado, que neste ano tem como tema Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para as mães e pais que trabalham, é que a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde, e a Fundação Hospitalar promoveram ação conjunta com gestantes assistidas pelo município.

O evento, realizado no auditório das secretarias de Saúde e Educação na tarde de sexta-feira, 25, foi marcado por uma série de palestras com cinco profissionais que atuam na saúde pública municipal.

A médica pediatra Fernanda Monique Rosa Nagima iniciou a atividade falando sobre a “Exterogestação (que corresponde às primeiras semanas de vida da criança) e a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê”.

Na sequência a psicóloga Eduarda Bileski Sprotte abordou o tema “Amamentação, vínculo e desenvolvimento”.

Já a médica ginecologista e obstetra Camila Veiga Schipanski explanou sobre o tema “Intercorrências comuns, manejo e sua experiência pessoal”.

“Técnicas de amamentação, pega e manejo” foram os assuntos abordados pela enfermeira Eva Eliane Odovane Emery.

Por fim, a médica pediatra Patrícia Luvison Bertuol explanou sobre as “Técnicas de ordenha e armazenamento de leite materno e a volta da mãe ao trabalho”.

A ação ainda presenteou as participantes com kits contendo um pacote de lenço umedecido, uma caixa de hastes flexíveis (cotonetes), um sabonete infantil e um frasco de 50 ml de álcool 70%. Os produtos foram cedidos pela Mili S.A.

Além dos brindes, as gestantes também receberam um par de rosquinhas para as mamas. O material serve para auxiliar na cicatrização de possíveis fissuras ou sensibilidades nos mamilos, evitando também o contato direto com o sutiã.

Na abertura do evento, a secretaria de Saúde, Siomara Mühllmann Corrêa lembrou que a estratégia saúde da família (ESF) assiste, atualmente, mais de 90 gestantes em todo o município. Destas, 37 atenderam ao chamamento dos organizadores e participaram das palestras.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o próprio Ministério da Saúde (MS) orientam que o leite da mãe seja o único alimento do bebê nos primeiros seis meses de vida. No entanto, a licença maternidade exigida por lei, hoje, é de quatro meses. Portanto, fica esse período em aberto, onde as mães que trabalham fora não conseguem amamentar os seus filhos da maneira que desejam em razão do retorno ao trabalho”, explica a secretária,

Quem também prestigiou a ação foi a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege, que classificou o momento como sendo uma “oportunidade única para que as gestantes pudessem tirar dúvidas e receber orientações importantes sobre os cuidados com os bebês e o aleitamento materno”.


NO INTERIOR

Na semana anterior à ação na sede do município, a estratégia saúde da família (ESF) da localidade do Km 06/ Barra Grande também realizou palestras com gestantes no interior de Três Barras.

A enfermeira Mariza Schiessl promoveu rodas de conversa com as futuras mamães onde abordou temas relacionados à importância do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento dos recém nascidos.

Os encontros aconteceram em duas datas: 16 de agosto, na unidade básica de saúde (UBS) de São João dos Cavalheiros, e no dia 18 na comunidade da Campininha.

As atividades contaram com o apoio das técnicas de enfermagem e das agentes comunitárias de saúde das duas UBS.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?