sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Santa Catarina tem nove candidatos a governador; veja quem são

Últimas Notícias

5,4 milhões eleitores estão aptos para votar no pleito de 2022 no estado

- Ads -

Santa Catarina tem nove opções de voto para o cargo de governador na disputa deste domingo, 2 de outubro. São 5,4 milhões eleitores aptos para votar no pleito de 2022 no estado. Caso necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Veja abaixo quem são os nove candidatos a governador de Santa Catarina:

  • Alex Alano (PSTU) e Gabriela Santetti (PSTU)
Alex Alano/Redes sociais

O professor de filosofia da rede pública Alex Alano terá Gabriela Santetti, 31 anos, como vice, em chapa exclusiva de membros do partido.

Alano, que usará o número 16 nas eleições que serão realizadas em outubro, tem histórico de ativismo sindical e luta política pela defesa dos professores e trabalhadores. Esta será a primeira vez que o político irá disputar um cargo eletivo.



  • Carlos Moisés (Republicanos) e Udo Döhler (MDB)
Governador Carlos Moisés/Arquivo

Carlos Moisés da Silva, mais conhecido como Carlos Moisés, é advogado, bombeiro militar e atual governador, filiado ao Republicanos. Foi afastado do cargo entre os dias 24 de outubro de 2020 e 27 de novembro de 2020, por conta de um processo de impeachment, do qual acabou inocentado. Foi novamente afastado da Chefia do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina em 26 de março de 2021, por decisão do Tribunal Especial de Julgamento, que aceitou a abertura de um segundo processo de impeachment, do qual também foi inocentado, por um único voto, reassumindo o controle do governo catarinense no dia 7 de maio de 2021.

Nas eleições de 2018, foi eleito com mais de 70% do eleitorado. Fechou coligação com o MDB, que indicou seu vice, Udo Döhler.






  • Décio Lima (PT) e Marcilei Vignatti ou Rodrigo Bornholdt (PSB)
Décio Lima/Reprodução Redes sociais

Décio Lima iniciou sua trajetória política filiando-se ao Partido dos trabalhadores em 1981 e atuando como vereador na cidade de Blumenau entre 1993 e 1996 pela legenda. No ano seguinte, assumiu como prefeito da cidade, permanecendo por dois mandatos consecutivos (1997 – 2004).

Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí.

Pelo PT, elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina.

Em 2012, coordenou o Fórum Parlamentar Catarinense e, em 2013, se tornou o primeiro catarinense a presidir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Atual presidente do diretório estadual do PT em Santa Catarina. Seu candidato a vice deve ser definido pelo PSB.




  • Esperidião Amin (PP) e Dalírio Beber (PSDB)
Senador Esperidião Amin/Divulgação

A vida pública do senador iniciou em 1969, quando foi nomeado diretor de administração da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Santa Catarina durante o governo de Ivo Silveira (1966-1971).


Foi prefeito de Florianópolis (1975 a 1978 e 1989-1990), deputado federal (1979 a 1983), governador de Santa Catarina (1983 a 1987 e 1998 a 2002) e senador por duas vezes. Entre 2014 e 2018 foi deputado federal novamente. Seu candidato a vice nesta terceira tentativa de governar SC é Dalirio Beber (PSB).




  • Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (União Brasil)
Gean Loureiro /Reprodução Redes Sociais

Gean Loureiro iniciou sua trajetória política em 1992 ao candidatar-se pela primeira vez ao cargo de vereador em Florianópolis pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Alcançando a soma de 772 votos, conseguiu se eleger aos 19 anos de idade como o vereador mais jovem do Parlamento para a décima segunda legislatura (1993-1996) da câmara municipal, sendo reeleito em 1996, 2000, 2004 e 2008.

Nas eleições estaduais de 2010 em Santa Catarina, candidatou-se ao cargo de deputado federal pela primeira vez na legenda do PMDB. Alcançando a soma de 68.921 votos, Loureiro conquistou a terceira suplência.

Nas eleições municipais de 2012, foi candidato derrotado a prefeito de Florianópolis pelo PMDB. Em 2014 foi eleito deputado estadual.

Em 2016 foi eleito prefeito de Florianópolis no segundo turno, sendo reeleito já no primeiro turno em 2020. Vai de chapa pura com Eron Giordani na vice.




  • Jorge Boeira (PDT) e Dalmo Claro de Oliveira (PDT)
Jorge Boeira/Câmara dos Deputados/Divulgação

Jorge Catarino Boeira é engenheiro mecânico e empresário. Já foi professor da Escola Técnica Federal de Santa Catarina e, por quatro vezes, deputado federal. Vai de chapa pura com o médico Dalmo Claro de Oliveira na vice.





  • Jorginho Mello (PL) e Marilisa Boehm (PL)
Senador Jorginho Mello/Divulgação

Jorginho Mello tem 66 anos e é natural de Ibicaré, no meio Oeste de Santa Catarina. É advogado e foi funcionário do Banco do Estado, o BESC. Já foi vereador, em Herval d’Oeste, e em 1994 se elegeu pela primeira vez como deputado estadual. Foi presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal e atualmente é senador em primeiro mandato, eleito em 2018.


Ele também é o presidente do Partido Liberal em Santa Catarina. Vai de chapa pura com Marilisa Boehm na vice.




  • Ralf Zimmer (Pros) e Ana Lucia Meotti (Pros)
Ralf Zimmer/Reprodução/Band Cidade

Ralf Guimarães Zimmer Junior tem 43 anos, natural de Chapecó (SC), é defensor público em Santa Catarina. Ele foi defensor público geral entre 2016-2018. É a primeira vez que concorre ao cargo de governador e forma chapa pura com Ana Lúcia Meotti (Pros).


  • Odair Tramontin (Novo) e Ricardo Althoff (Novo)
Odair Tramontin/Redes sociais

Com chapa pura, com o empresário Ricardo Althoff indicado ao cargo de vice-governador, Odair Tramontin é o candidato ao governo pelo Novo.

Natural de Campo Erê, no Oeste catarinense, Odair é filho de lavradores e pai de dois adolescentes. Se formou em direito pela UFSC, em Florianópolis, e é especialista em direito penal e processual penal.

Desde 1988 é promotor de Justiça e foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau, entre 2016 e 2018.

É mestre em Ciências Jurídicas e professor na Universidade Regional de Blumenau desde 1990. Também exerceu a função de chefe de departamento do curso de Direito da FURB, em Blumenau, onde mora.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?