segunda-feira, 12

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Santa Catarina deve ganhar 5 quilômetros quadrados incorporados do Paraná

Últimas Notícias

- Ads -

Medida da nova área do mapa equivale a 490 hectares

O Estado de Santa Catarina deve ganhar mais cinco quilômetros quadrados. A ampliação ocorreu após uma revisão oficial em toda a linha que divide a área catarinense e o território oficial do Paraná, motivada pela descoberta de um morador em relação a uma “falha” nas linhas que dividem as cidades de Garuva (SC) e Guaratuba (PR).

O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina (Seplan), Edgard Usuy, entregou ao secretário de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL), Guto Silva, o relatório técnico que respalda a decisão acerca da readequação dos marcos de divisa entre PR e SC.

Estudos foram realizados pelos governos dos dois Estados e a análise técnica concluiu que a área de 490 hectares, agora, vai integrar o mapa de Santa Catarina.

“A Seplan recebeu o relatório sobre a revisão de trecho de divisa no mês de junho deste ano e, considerando a complexidade histórica e a importância estratégica da região, realizamos um trabalho minucioso, que envolveu pesquisa documental em arquivos históricos e análise de dados quanto a terrenos e medidas”, explicou o secretário Edgard Usuy. 



DESCOBERTA

Um morador de área próximo do limite entre os municípios de Garuva e de Guaratuba descobriu o “erro” após verificar os limites de uma de suas propriedades. Ele percebeu que a localização da divisa dos estados estava bem longe dos marcos originais definidos pelo Exército Brasileiro, entre 1918 e 1919, após a Guerra do Contestado.

O homem teria feito sozinho a incursão pelo território e verificado por conta própria a demarcação do limite da fronteira. Ele usou o georreferenciamento dos pontos em específico.

A competência para alteração de divisa interestadual é da União, cabendo ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) homologar ou não a decisão dos Estados ou, ainda, propor novas análises com base nos estudos apresentados.