domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Samu de Santa Catarina vai renovar 100% da frota na região Norte/Nordeste

Últimas Notícias

Representantes da SES e do Samu SC estiveram nesta quarta em Canoinhas

- Ads -

Estiveram em Canoinhas na tarde desta quarta-feira, 21, o gerente técnico da superintendência da Secretaria de Estado da Saúde de SC (SES), dr. Alfredo Schmidt, e o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina, Dionizio Medeiros.

Este colunista, que trabalhou no Samu desde a sua implantação em Santa Catarina, no qual atuou por mais de 14 anos, sendo um dos maiores articuladores para a vinda da Unidade de Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel de Canoinhas e da Unidade de Suporte Básico (USB) de Bela Vista do Toldo, recebeu os coordenadores de SC, que anunciaram novas viaturas, renovação da frota e outras novidades futuras para a região.

Segundo o gerente técnico da superintendência da SES, dr. Alfredo Schmidt, o Samu de SC ainda tem muita coisa para melhorar, mas acredita que nesses quase 20 anos de história, o serviço de urgência nunca esteve tão bem representado dentro da Secretaria de Estado da Saúde, e com pessoas tão qualificadas à frente da sua gerência, da sua diretoria, através das gerências, das coordenações regionais. “Muita coisa aconteceu em 2023, agora nesse ano de 2024 há muita coisa planejada, há muito para melhorar, mas já avançamos muito”.

Representantes da SES e do Samu visitaram estrutura do Samu, do Hospital Santa Cruz e da UPA 24h em Canoinhas/Divulgação




RENOVAÇÃO DA FROTA

Em relação às viaturas do Samu, Schmidt afirma que 100% das viaturas da região Norte/Nordeste vão ser substituídas. “Já foram várias substituídas, vários municípios estão com viaturas novas e agora nós vamos substituir as viaturas dos municípios que estão faltando. Elas já estão em produção e ficando prontas já vamos entregar”, conta o gerente técnico da SES.

“Eu acho que nunca na história do Samu, a gente conseguiu renovar 100% da frota em um período tão pequeno. Sempre foi, renova uma parte, daqui a cinco anos renova outra, tanto que não havia renovação de frota há mais de cinco anos, antes dessa nova gestão. Isso é uma coisa inédita! Temos mais de 100 viaturas no Estado, em um prazo de três a cinco meses, praticamente 100% da frota do Samu de SC vai ser renovada”, comemora Alfredo.


ESTRUTURA DA SAÚDE EM CANOINHAS

Schmidt e Medeiros estão visitando todas as bases do Samu em Santa Catarina, as Unidades Avançadas e também a estrutura de saúde dos municípios. “Viemos conhecer a UPA 24 horas, ver a estrutura, conversar com os coordenadores para ver quais são as dificuldades. Conhecemos também o Hospital, conhecemos a estrutura para ver o que podemos melhorar no atendimento para o cidadão.

Para Schmidt, o Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) representa ser um hospital bem estruturado, grande, com um potencial enorme, mas que poderia atender mais pessoas. “Tem uma taxa de ocupação mais baixa, não por culpa do hospital, mas sim pelo encaminhamento dos pacientes. A região inteira poderia encaminhar mais pacientes aqui para o hospital, ao invés de levar para lugares mais longes. O interesse é a gente fazer o cidadão não sair do seu município. Só sair quando for absolutamente necessário”, revela o gerente técnico.

A intenção do Governo do Estado é trabalhar para melhorar o acesso aos hospitais, qualificar, com a Política Catarinense de Valorização dos Hospitais, que é um recurso a mais da Secretaria de Estado da Saúde. “A secretária Carmen e o governador Jorginho querem zerar a fila de cirurgias eletivas e melhorar o acesso, melhorar e qualificar o acesso para todo cidadão. Aqui no município de vocês não vai ser diferente”, disse o representante da SES.



ATENDIMENTO DAS CENTRAIS – 192

Schmidt revela ainda que a questão de ter uma central unificada com outras instituições foi uma ideia que praticamente já está abandonada. “Tentamos fazer isso em Florianópolis. Por muito tempo tivemos a central única, com bombeiros e Polícia Militar, porém a gente teve dificuldades em conseguir gerenciar tudo isso. A ideia hoje é ter centrais realmente do Samu, estruturas do Samu”.

Ele explica que a Central de Regulação do Samu funciona em uma lógica totalmente diferente das outras centrais de atendimento de emergência, como, por exemplo, os bombeiros ou a Polícia Militar. Segundo ele, as centrais dos bombeiros e da PM trabalham com a lógica do despache. “Se você liga para o bombeiro, se você liga para a polícia, independente da gravidade da situação, você vai ter uma viatura chegando na tua casa, ou do local onde você ligou. O Samu trabalha numa lógica totalmente diferente, pois trabalha com regulação médica de urgência. Quando um cidadão liga para o Samu 192, ele vai conversar com um médico, que vai atender aquele telefonema, porém, ele nem sempre vai receber uma ambulância, chegando na casa dele. Porque o médico vai avaliar, vai classificar o risco daquela pessoa e avaliar se for uma situação que não for urgente, de risco imediato de vida, ou de sofrimento intenso e vai orientar”, esclarece.

Ainda há problemas na regulação, mas de acordo com Schmidt, o Estado está trabalhando com capacitação, com pós-graduação em regulação médica, pois o médico regulador não possui essa formação na academia, quando ele estuda Medicina. “Não existe essa cadeia das regulações médicas de urgência e a gente não tem onde buscar essa formação, temos que formar o profissional dentro do serviço. Para isso, vamos qualificar, através do Gepeu, que é a Gerência de Educação Permanente em Urgência do Estado, que vai fornecer essa capacitação para todos esses médicos do Samu. Temos ainda várias melhorias, mas a ideia é essa: melhorar a estrutura, melhorar a capacitação, mas de forma independente, não em conjunto com o bombeiro ou com a Polícia Militar”, pontua o representante da SES.



NOVIDADES PARA A REGIÃO

Para Dionizio Medeiros, diretor de Atendimento Pré-Hospitalar do Samu de SC, é uma satisfação voltar para o Samu. “Estive 10 anos fora do sistema Samu, fui convidado pela secretária Carmen e pelo governador Jorginho para assumir essa pasta, e assumi com muito orgulho. Estamos numa luta diária, sempre buscando melhoria para o Samu. O beneficiado vai ser sempre a população”.

Medeiros revela que em breve, devem ser anunciadas boas notícias para a região. Para isto, eles contam com o apoio deste colunista para implantar mais serviços na região. “Hoje nós estamos implantando lá na região do Extremo Oeste mais 15 viaturas e não vai ser diferente aqui na região Norte/Nordeste do Estado”, sinaliza o diretor de APH do Samu.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?