sexta-feira, 24

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Saiba o porquê da cor escura da água em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Sujeira da água leva Casan a despender mais tempo no tratamento

 

 

 

 

Moradores da Vila Zugmann, Jardim Esperança, Alto das Palmeiras, Tricolin, Cohab 2 e de outros bairros de Canoinhas relataram que estão sofrendo com falta d’água em suas casas desde o começo da semana passada. Quando vem,  a água está suja.

 

 

As constantes chuvas que caíram no mês de janeiro fizeram a vazão do rio Canoinhas diminuir a turbidez da água. Segundo o gerente da Casan, Cleber Pereira, nestes últimos dias, devido à turbidez baixa, fica mais difícil de tratar a água. “Isso acaba saturando os decantadores e filtros. Temos de lavar toda a estação duas vezes por dia. Isso tudo coincide com dias de sol, o que aumenta o consumo, levando a falta de água”, explicou o gerente da Casan.

 

 

 

 

 

 

Cleber reforça que quem tem a caixa d’água instalada em casa, não chega a ter falta d’água. “Quem tem alguma torneira com ligação direto da rua, essa ligação da galeria está fora das normas da ABNT”, afirma o gerente.

 

 

Segundo a NBR 5626, que regulamenta a construção de habitações, o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo total de usuários na edificação.

 

 

Para uma residência o valor de consumo médio por pessoa é de 150 litros por dia. A partir desse cálculo, da quantidade de pessoas que moram no imóvel, se determina o tamanho ideal da caixa d’água para a residência.

 

 

ÁGUA ESCURA

Cleber complementa que um dos motivos para a alteração na coloração da água também se deve a grande quantidade de chuva dos últimos dias.

 

 

O gerente da Casan ressalta que equipes têm trabalhado na limpeza do sistema de distribuição nas áreas afetadas. Os funcionários realizam serviços de descarga de cavalete e descarga de rede.

 

 

 

 

Cleber solicita aos consumidores que registrem o problema para contatar a Central de Atendimento da Casan no 0800 643 0195. Depois disso, as equipes de serviço serão mobilizadas a fim de atender à demanda da população. O gerente pontua que devem ser realizados procedimentos de descarga na residência dos usuários e, em caso de registros coletivos, o procedimento será efetuado na rede de distribuição.