Prioridade das doações são alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza
As prefeituras de Canoinhas e Três Barras seguem prestando auxílio a famílias desabrigadas devido a enchente que tomou conta da região. Os dados oficiais mais recentes apontam que já são 749 pessoas que tiveram de deixar suas casas em Canoinhas. Em Três Barras, já são mais de 4 mil pessoas desalojadas.
Em Canoinhas, as secretarias de Habitação e Assistência Social têm realizado cadastramento das famílias que necessitam de atendimento para se mudar para residências de familiares e amigos, ou mesmo para abrigos municipais. Em Três Barras, já são nove abrigos municipais organizados pela Prefeitura para receber pessoas que tiveram de deixar suas casas.
A Prefeitura de Canoinhas informa que doações de alimentos e produtos de higiene pessoal podem ser realizadas no pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei. Podem ser doados preferencialmente óleo, arroz, feijão, macarrão, bolacha, trigo, leite, frango, café, filtro de café e margarina. Sabonete, escova de dente, pasta de dente, absorvente e xampu.
O Salão do Divino concentra o recebimento de donativos para os atingidos pela enchente em Três Barras. Os itens prioritários são: colchões, cobertores, roupas, roupas de cama e banho, cestas básicas com alimentos diversos, materiais de higiene pessoal e materiais de limpeza. Os donativos serão distribuídos a toda população afetada pelas cheias. Porém, aqueles que não estão em abrigos públicos de Três Barras, precisam antes fazer o cadastramento junto ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do distrito de São Cristóvão, ou então na secretaria municipal de Assistência Social.