Ex-vereador garante que não haverá mudanças até a eleição
TUDO COMO ESTÁ
O presidente municipal do Republicanos de Canoinhas, Célio Galeski, garante que o acordado com os diretórios municipais do partido em Santa Catarina segue mantido. Uma nota emitida pelo diretório nacional do partido na sexta-feira, 14, confirma essa posição (leia abaixo).
Galeski disse que a nota dá segurança ao diretório municipal e que se houver mudanças isso só ocorrerá depois das eleições. “Esta nota confirma que tudo segue como está. Nesse contexto, sou pré-candidato a prefeito pelo partido”, garante. Ele confirma as conversações com o MDB de Beto Faria, mas nada está fechado até o momento. “Aceitei o desafio de colocar meu nome na majoritária. Podemos compor, mas se houver composição será com o MDB”, deixando claro que não há possibilidade de acordo com o PL da prefeita Juliana Maciel Hoppe.
Galeski admite que depois da eleição o novo presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten, deve ditar as cartas no partido, mas reafirma que até lá nada muda. “Se o MDB tiver candidato podemos ser vice deles ou vice-versa”, cogita o presidente, reafirmando que não há condição de o MDB coligar com o PL em Canoinhas conforme deseja o governador Jorginho Mello. Porém, se isso acontecer, Galeski diz que sua candidatura a prefeito será certa, contra Juliana e, neste caso, Beto Faria.
A NOTA

A nota é bastante taxativa, falando, inclusive, em intervenção do diretório estadual caso haja alguma alteração antes da eleição.
ESTEIRA
O anúncio de Galeski veio na esteira do feito pelo União Brasil de lançar Zenilda Lemos para vice de Juliana Maciel Hoppe (PL). Aos poucos as duas chapas que devem protagonizar a eleição vão sr formatando.
MAS…
Tem muito a acontecer. Uma pergunta que não quer calar é porque Luiz Mário Dranka deixou o governo cinco dias antes do anúncio do UB, a princípio, para ser vice de Juliana?
BARRIGA NA PARADA

O vereador Ladecir Gonçalves, o Barriga, afirma que não será candidato a vereador, mas que não está fora da disputa majoritária em Três Barras. Ele aspira ser candidato a vice de Ana Claudia Quege (MDB), que vem costurando uma possível coligação com o PL.
CONTRADITÓRIO
Apesar de ter dinheiro em caixa ao ponto de capitalizar o irmão para comprar um caminhão, Marcio Passos, irmão do ex-prefeito Beto Passos, recebeu auxílio emergencial conforme aponta relatório do Governo Federal.
AUDÁCIA
Um dos principais alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP-SC), deflagrada na sexta, 14, é de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. Os promotores alegam que advogados estariam facilitando a comunicação entre presos. Chamada de operação Balthus, a ação prendeu quatro advogados, sendo um deles Alexandre Hilário Prazeres, suspeito também de lavagem de dinheiro. Prazeres, além de atuar na advocacia, também tinha pretensões políticas e colocou-se como pré-candidato a prefeito de Joaçaba.
SUAS
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a moção da deputada Luciane Carminatti (PT) em apoio à PEC 383/2017 que tramita na Câmara dos Deputados para garantir investimento da União de pelo menos 1% da receita para o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).