sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Republicanos de Canoinhas lança nomes de pré-candidatos a vereador

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Célio Galeski é pré-candidato a prefeito

REPUBLICANOS

Em reunião na sexta-feira, 21, o diretório do Republicanos de Canoinhas revelou os nomes dos pré-candidatos a vereador pelo partido. Como a coluna já adiantou, o ex-vereador Célio Galeski é pré-candidato a majoritária. Como o partido tem conversado seriamente com o MDB, Galeski busca a vice de Beto Faria.

Entre os nomes lançados como pré-candidatos ao Legislativo estão a ex-secretária de Saúde, Katia Oliskowski; o ex-secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath; a ex-assessora jurídica de Bela Vista do Toldo, Anielli Schissel Trevisani; os radialistas Dercilio Schmidt e Adriano Krailing; e os menos conhecidos Ana Claudia Silva Araujo, Marli Ferreira dos Santos, Doriane da Silva, Abel Castro, Moacir Leite, Joe Maicom Zanlorenzi, José César Kogi, Fernando Pangratz, Francisco Oliveira Kiko, Jose Darci de Moura, Ivam José Bordinoski, José Leonil Rodrigues e Osvaldo dos Santos.

O anúncio do partido é mais um reforço de que a sigla não está ainda nas mãos do governador Jorginho Mello (PL) e que segue firme o combinado de isso ocorrer, efetivamente, somente depois da eleição municipal.






BELA VISTA DO TOLDO

Hilário Damaso da Silveira não é a única opção do Podemos de Bela Vista do Toldo para a majoritária. Maria Rosiani Karvat Tisczka também disponibilizou ser nome. A escolha será definida pelo diretório.




DENTRO DO JOGO

O vereador Gil Baiano (PL) classificou como fake news os boatos de que ele não estaria interessado em ser candidato a vice de Juliana Maciel Hoppe (PL).

“Estou preparado para enfrentar uma campanha na majoritária. Mas se uma pesquisa não indicar meu nome como favorável, então não tem como ir. Vamos apoiar quem é viável”, afirmou à coluna.





CAVALOS SOLTOS

Devido ao crescente número de cavalos soltos nas ruas, vereador Wilmar Sudoski (PSD) está buscando, junto ao Governo do Município, esclarecimentos acerca da existência de convênios ou parcerias com entidades especializadas para o recolhimento e cuidado desses animais.

“Os cavalos soltos nas ruas representam um perigo tanto para os motoristas quanto para os pedestres, além de ser um indicativo de que esses animais não estão recebendo os cuidados necessários. É crucial que a administração municipal avalie a situação e busque soluções o mais breve possível, pois a comunidade tem manifestado preocupação”, afirma o vereador.





LED

O vereador Wilmar Sudoski/Divulgação

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) apresentou requerimento essa semana, na Câmara, a fim de obter informações detalhadas sobre o processo de substituição das lâmpadas convencionais por luminárias LED em diversas ruas da cidade.

No documento, Sudoski requer que a administração municipal informe quais ruas serão contempladas com a modernização da iluminação pública e quantos pontos serão substituídos em cada rua, além do total de lâmpadas a serem trocadas.

Segundo o vereador, a solicitação visa garantir que a população seja devidamente informada sobre as melhorias no sistema de iluminação pública, que promete trazer maior eficiência energética e segurança para os munícipes.








RAIO X

A Câmara de Vereadores de Canoinhas aprovou em primeiro turno o projeto de lei n°057/2024, que autoriza o Município a receber em doação um equipamento de Raio-X de Coluna Móvel, marca Dabi Atlante, modelo Spectro II. O aparelho pertence a uma clínica odontológica da cidade.

A matéria foi apreciada na sessão ordinária de terça-feira, 18. A segunda e definitiva votação deve acontecer nesta semana.







PEC DOS DESASTRES

A chamada PEC dos Desastres, que prevê a destinação de um percentual fixo das emendas parlamentares para a prevenção de enchentes e outras tragédias climáticas, foi aprovada na semana passada pela Comissão Especial formada especialmente para avaliar a proposta, presidida pelo deputado catarinense Jorge Goetten.