segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Representantes da FCB expõem motivos do basquete 3×3 ter acontecido na rua em Canoinhas

Últimas Notícias

Falta de espaço adequado é o principal motivo

- Ads -

Representantes da Federação Catarinense de Basketball (FCB) expuseram os motivos que fizeram o 1º Torneio de Basquete de Rua Vagner Marcolin Trautwein ocorrer na rua em Canoinhas, o que gerou críticas de comerciantes.

Pedro Knoll, coordenador da FCB no Planalto Norte, comentou que Canoinhas carece de infraestrutura que possa ser utilizada para esse tipo de evento, uma vez que os ginásios e quadras da cidade não estariam em condições adequadas. Ele também comenta que a FCB chegou a ser contatada pela Secretaria de Esportes do município para arbitrar o torneio, mas que o contato ocorreu muito próximo da data do evento, inviabilizando os trâmites burocráticos necessários.

Desse modo, em sentido oposto às críticas dos comerciantes sobre o fechamento da rua, Knoll apoia a iniciativa e ressalta que eventos do tipo ocorrem em diversas cidades do estado, como Florianópolis e Mafra, e o número de adeptos cresce a cada edição.


ORIGEM NAS RUAS

Knoll explica que o basquete 3×3 teve origem nas ruas de Nova York na década de 1970 e com o passar do tempo, ganhou adeptos e se tornou uma modalidade da Federação Internacional de Basquete (Fiba).

Em virtude dessa origem que remonta às ruas, a decisão de fazer o evento em espaço aberto seria justificável, aliado à falta de capacidade estrutural das quadras da cidade.

O coordenador também indica que a decisão de ir para a rua “não é somente pelo basquete”, mas também como uma ação que visa despertar o interesse das pessoas por uma atividade física e assim afastar o sedentarismo.


PARCERIA COM OS COMERCIANTES

As críticas ao evento não são, contudo, algo que afasta o intuito de realizar novas edições em Canoinhas. Mas Knoll reconhece que experiências de outras cidades podem ser úteis para otimizar o formato adotado, como firmar parcerias com comerciantes e ampliar a divulgação.


ESTRUTURA

Um dos elementos destacados pelos membros da FCB é que os atletas locais necessitam de condições mínimas para que possam ter condição de competir. Sem estrutura, os atletas também se veem desmotivados.

Para Pedro Knoll, dois elementos são centrais para o desenvolvimento do basquete em Canoinhas. O primeiro deles seria a estruturação de uma associação municipal de basquete que assuma o fomento ao esporte e a organização de eventos – hoje a cargo da Secretaria de Esportes.

O segundo elemento elencado por Knoll é a condição estrutural ofertada pelo município. O coordenador comenta que é necessário haver espaços adequados não apenas para a prática de eventos esporádicos, mas também para o treinamento cotidiano dos atletas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?