terça-feira, 6

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Quem tem atestado até 90 dias, não precisa realizar perícia médica, alerta INSS de Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Agência não tem médico perito desde 2017 e usuários precisam se deslocar para outras cidades

No final da sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas desta terça-feira, 4, a vereadora Zenilda Lemos (MDB) voltou a falar da importância do retorno de perícias médicas do INSS em Canoinhas. Em novembro, completa um ano que foi discutida em audiência pública na Câmara, a importância de o INSS voltar a realizar o serviço no município. Canoinhas não tem médico perito trabalhando desde 2017.

“Eu não me canso de trazer esse assunto para essa casa de leis e esse assunto vai retornar a essa Casa, quantas vezes for necessário. Não é justo o contribuinte realizar as contribuições mensais e quando ele necessita de se afastar por problemas de saúde, ele precisa ficar indo para Joinville, São Bento, Mafra, Curitiba, Jaraguá, atrás de um direito seu. Não vamos deixar de lutar”, afirmou Zenilda.

Na tarde de terça-feira, 4, Zenilda e as vereadoras Juliana Maciel (PSDB) e Silmara Gontarek (PSL), participaram de uma reunião com o gerente e a assistente social da agência do INSS de Canoinhas. O gerente, Luciano Aparecido Ricardo, destacou a portaria nº 1.486, publicada no dia 25 de agosto deste ano, que permite que as pessoas que têm um atestado médico até 90 dias, não necessitem de perícia médica. O usuário deve enviar o atestado através do aplicativo Meu INSS.

COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO PELO MEU INSS

O usuário que possui atestado médico até 90 dias, deve requerer o auxílio-doença apresentando-o através do aplicativo Meu INSS. Ao baixar o aplicativo e fazer o cadastro, o usuário fará o pedido do auxílio, apresentando o atestado legível, informando o código da doença, com o carimbo médico e assinatura legível do médico.

Após o envio, o INSS vai fazer a análise do atestado médico e deferir o auxílio por incapacidade. “Assim, o canoinhense que necessita do auxílio-doença não precisa se deslocar para outro município para fazer a perícia médica e nem para receber o benefício. Porque quando é feito dessa forma, é possível colocar no sistema para receber em um banco do município”, explicou Zenilda.

“Muitas pessoas têm atestado de 30 dias, porém, não conseguem agendar a perícia, ficando na dúvida se retornam ou não ao trabalho. Através do aplicativo, ela vai poder colocar todos os dados e ser avaliada pelo INSS. Após a confirmação de que ela está apta a receber, será agendado para receber em uma agência bancária do município que ela escolher”, contou a vereadora.

Reconhecimento automático

Arte: INSS