24 de novembro de 2021
O mais importante trimestre do ano para o varejo, o da Black Friday e do Natal, deve sofrer o impacto da alta dos juros, da inflação e da queda na renda. Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima perda de R$ 44,7 bilhões no faturamento do setor em relação ao cenário mais favorável, projetado no começo do ano. Em janeiro, a expectativa do comércio era de faturar R$ 792 bilhões entre outubro e dezembro (4,4% a mais do que em igual período de 2020). Com a inflação beirando dois dígitos, juros em alta e queda real de 1,9% na renda dos brasileiros, o cálculo é de que a receita recue a R$ 747,3 bilhões. A CNC também lembra que, quando o final de ano tem bom movimento, janeiro começa com reposição de estoques e muitos empregos temporários viram definitivos, o que pode não ocorrer em 2022.
Folha de S.Paulo

O Estado de S.Paulo

O Globo
