Atividades contaram com participação de diversos profissionais
Um projeto desenvolvido na Escola de Educação Básica Achilles Pazda, na localidade do Rio do Pinho, em Canoinhas, ensina alunos de todas as séries a combater focos do Aedes aegypti.
Idealizado pela pedagoga Daniele Soraia Lucas Andrejewski, as atividades são desenvolvidas com equipamentos que despertam a curiosidade das crianças, como microscópios, lupas, atividades lúdicas, fantasias de mosquito e uma caça aos focos do mosquito.
Daniele explica que decidiu desenvolver as atividades “por acompanhar as notícias a respeito do aumento significativo de Dengue em nosso estado e pelo fato de acreditar que para termos uma educação eficaz, a aprendizagem dos educandos deve ocorrer de forma significativa”.
A pedagoga esclarece que com atividades práticas e dinâmicas, os alunos têm uma maior absorção e assimilação de conteúdos e temáticas abordados.

Um dos objetivos da prática pedagógica é que o aprendizado não fique restrito aos muros da escola, com as crianças agindo como replicadoras do conhecimento em suas casas e demais ambientes que frequentam.
As dinâmicas são realizadas em conjunto com o uso de tecnologias, que mostram o desenvolvimento e ação do mosquito.
DINÂMICA
Inicialmente o projeto foi desenvolvido em 2022 e a pedagoga Daniele percebeu que a aprendizagem das crianças ocorreu de forma significativa. Por conta disso, neste ano as professoras da escola decidiram aprimorar e repetir a atividade.
Daniele explica que em um primeiro momento, os alunos de educação infantil e anos iniciais, dirigiram-se para uma sala onde foi realizada uma apresentação virtual em que foi explanado o conteúdo, explicando o que é o mosquito e como a dengue age.
Posteriormente, os alunos puderam observar e analisar o mosquito Aedes Aegypti no microscópio e através da lupa. “Este foi um momento muito importante, pois ver o mosquito fez com que todos entendessem que ele existe e que devemos ter muito cuidado”, afirma a professora.

Além de mostrar o mosquito no microscópio, os alunos tiveram contato com uma armadilha, utilizada pelo setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde para encontrar focos da dengue no município. De acordo com a organizadora do projeto, “os alunos ficaram surpresos e acharam curioso”.
Em seguida foram dispostos alguns materiais pela escola simbolizando possíveis focos do mosquito. Os alunos saíram pelo pátio da escola para encontrar os focos, e para surpresa deles, ali estava o mosquito (que na verdade era uma pessoa fantasiada).
Para os alunos mais velhos, foi realizada uma palestra em sala de aula em complemento à atividade de microscópio.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Daniele reforma que para a realização de uma atividade como essa, é necessário que a equipe escolar esteja unida pelo mesmo propósito, tendo em vista a complexidade da execução das tarefas.
Para a pedagoga, “todos os colaboradores da EBM Achilles Pazda que participaram da atividade foram fundamentais para o desenvolvimento da dinâmica”.
Daniele também destaca o agradecimento à equipe escolar e à senhora Cristina Brandes Grosskopf, bióloga no setor de epidemiologia da prefeitura de Canoinhas, responsável por disponibilizar a roupa e emprestar os materiais para estudo.

