sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Projeto de extensão do IFSC Canoinhas aprimora rede de telecomunicações da Escola Santa Cruz

Últimas Notícias

Equipe quer ampliar projeto para atender mais escolas públicas da região

- Ads -

A Escola de Educação Básica Santa Cruz é uma das primeiras da região de Canoinhas a contar com rede de fibra ótica interna. O trabalho de aprimoramento da rede de telecomunicações foi realizado por um projeto de extensão do curso técnico concomitante em Manutenção e Suporte em Informática do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A demanda foi apresentada pela própria escola, que buscou auxílio técnico para resolver o problema de uma rede de dados desatualizada e falha. Com a orientação dos professores Diocelio Larsen e Rodrigo Küchler, um grupo de estudantes do curso técnico planejou e reestruturou a rede interna da escola, com novo cabeamento de fibra ótica e equipamentos de organização e gerenciamento de cabos que possibilitam uma conexão confiável e segura.

O estudante do técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFSC, Peterson Perich, de 17 anos, explica o trabalho. “Foi feito o mapeamento e criada a planta baixa das áreas que iríamos trabalhar. Após isso, foi feita toda a remoção da rede antiga. Medimos a distância de cada ponto até o switch, passamos os cabos, fizemos os conectores RJ45 e refizemos a caixa do switch”, conta.

Também participaram da equipe os alunos Alex Moreira Farias, Enzo Henrique da Silva, Filipe Voigt, Guilherme Lemos dos Santos Lima, João Victor Becker Kegler, Renan Mendes Ferreira e Vitor Pazda Cardoso dos Santos.

O trabalho ampliou o sinal de internet para as salas de aula, onde são usados computadores e lousa digital, e salas administrativas. Também foi realizada a ampliação da rede Wi-Fi, melhorando a qualidade do sinal. O cabeamento de fibra ótica foi doado à escola estadual pela empresa Sim Fibras, o que viabilizou a reestruturação.



Aplicação prática em benefício da comunidade

Peterson estudou na escola Santa Cruz até o ano passado, o que lhe deu ainda mais felicidade em contribuir com o projeto. “Foi um trabalho muito importante, pois a rede do Santa Cruz estava em uma situação precária. Como aluno, conhecia a necessidade. E, agora, após ter realizado o trabalho, vi a diferença que proporcionou, desde a agilidade para resolver pendências na secretaria quanto no laboratório de redes”, conta o atual estudante de Manutenção e Suporte em Informática.

Quem também conhecia a situação da escola é o professor Rodrigo Küchler, que já trabalhou como orientador de tecnologia educacional na EEB Santa Cruz. “Os problemas são resultados de instalações inadequadas e manutenções realizadas sem as normas de cabeamento estruturado necessárias para garantir um funcionamento eficaz e seguro.”

Segundo professor Rodrigo, que foi o orientador do projeto, “esta ação de extensão não apenas proporcionou melhorias a curto prazo para atender às necessidades dos funcionários, mas também estabeleceu uma estrutura que permitirá a incorporação de equipamentos para aprimorar os serviços prestados à comunidade atendida pela escola”.

Coordenador do projeto, professor Diocelio enfatiza a importância da ação para a aprendizagem dos alunos. “Ao envolver os estudantes em atividades práticas do mundo real, o projeto ofereceu uma experiência educacional valiosa, permitindo que eles aplicassem seus conhecimentos teóricos em situações reais. Esta abordagem prática não apenas reforça o aprendizado dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento da comunidade.”

Por isso, professor Diocélio e equipe querem ampliar o projeto para atender mais escolas públicas da região. Escolas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?