Há pessoal e maquinário trabalhando em quatro diferentes pontos do interior do município
Passada a enchente, é hora de recomeçar. Com a volta para casa de praticamente todas as famílias que ainda estavam em abrigos mantidos pelo município, a Prefeitura de Três Barras agora está focada na recuperação da cidade e do interior, bastante castigados pelos efeitos das chuvas e das cheias.
“Não vamos descansar enquanto não colocarmos a casa em ordem. Por isso, estaremos com várias frentes de trabalho a fim de arrumar os estragos ocasionados pelos efeitos climáticos nesses últimos dois meses”, frisa a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege.
Lançado por meio de decreto municipal no intervalo entre a primeira e segunda enchentes no final do mês de outubro, o programa Reconstrói Três Barras foi retomado nesta semana com uma série de ações emergenciais que visam dar apoio às famílias atingidas e fazer a reparação dos danos originários das inundações.
No momento há pessoal e maquinário trabalhando em quatro diferentes pontos do interior do município: estrada que liga o bairro Bom Jesus à localidade da Colônia Tigre; e nas estradas que ligam a Colônia Tigre às localidades do Gavião, Engenho Queimado e Campininha.
Nesses locais, a secretaria de Viação, Obras e Serviços está realizando o patrolamento, colocação e compactação de cascalho ou pedra brita nos trechos mais críticos, além da abertura de sarjetas e desobstrução de bueiros. A iniciativa visa dar condições para que quem reside no campo possa escoar sua produção agrícola com segurança e rapidez.
Já no perímetro urbano há outras duas frentes de trabalho: no centro e bairros da sede do município, servidores da secretaria de Urbanismo e Limpeza Pública realizam o recolhimento de entulhos para a correta destinação e a manutenção e conservação de vias públicas; os mesmos serviços também estão sendo executados no distrito de São Cristóvão, mas por pessoal e maquinário da Intendência.
Ainda estão previstas no decorrer dos dias, no que compete a melhorias da infraestrutura urbana, a desobstrução de bueiros e bocas de lobo e a lavagem e desinfecção de ruas que foram tomadas pela enchente.
O município também solicitou, junto a um técnico ambiental, levantamento dos danos ocasionados pelas cheias em rios da cidade, para posteriores medidas de mitigação, desobstrução, remoção, derrocamento e desassoreamento a partir de autorização do órgão competente.
AÇÕES DE APOIO SOCIAL
Entre as ações de apoio social, a Prefeitura de Três Barras auxiliou o retorno seguro das famílias aos seus lares, com a oferta de transporte e pessoal para realizar as mudanças.
O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Assistência Social, também está realizando a distribuição, às famílias cadastradas, de donativos recebidos da Defesa Civil de Santa Catarina, da iniciativa privada e através de ações solidárias organizadas por pessoas de diversas cidades da região e do Estado; como também de itens adquiridos com recursos próprios do município.