Thábata Schossler atua em projetos voluntários há mais de 10 anos
A professora extensionista do curso de Odontologia da Ugv, Thábata Schossler, participou do Projeto Alto Arapiuns, levando saúde bucal à população ribeirinha e indígena na região do Alto Arapiuns, Pará.
A 66ª ação do projeto aconteceu no mês de maio, e assistiu 10 comunidades em torno dos rios Arapiuns e Maró, na Amazônia Paraense, com atendimentos e educação em saúde, nutricional e odontológica.
Em parceria com outros cirurgiões-dentistas voluntários, Thábata realizou atendimentos preventivos odontológicos, com foco na conscientização sobre a saúde bucal, além de procedimentos não invasivos, como a aplicação de flúor.
Ao todo, 423 crianças foram atendidas pelos voluntários, e incentivadas a continuar a cuidar dos dentinhos, ganhando o certificado Cárie Zero.
“Atuo em projetos voluntários há mais de dez anos, mas a vivência no Alto Arapiuns foi única, por me conectar com uma realidade distinta, marcada por hábitos e culturas diferentes. Sinto profundo respeito pelas comunidades indígenas e ribeirinhas, que carregam ensinamentos valiosos sobre a vida”, comenta a professora Thábata.
O Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, que iniciou em 2011 com a visão do aviador Lelis Fachini Filho.
Ao sobrevoar a região algumas vezes, Lelis viu a dificuldade de deslocamento que existia e teve a ideia de unir um grupo de voluntários para contribuir para a saúde sistêmica e emancipação das comunidades do Alto Arapiuns, usando a aviação como forma de potencializar o tempo investido em tais ações. Atualmente o projeto é coordenado por Glaucy Lopes Sakai, que esteve ao lado de Lelis durante todo esse tempo.




